Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Como são as cartas de reclamação?
Finalidade da aula: Ler e analisar cartas de reclamação em diferentes formatos para que o aluno perceba e reconheça os elementos que compõem o gênero e se aproprie de sua estrutura.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cartas de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros(carta de solicitação, carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.) Apreciação e réplica.
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP17)
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.
Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .
Referências sobre o assunto:
ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507
O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
Código: LPO6_03SQA03
(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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