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Plano de aula - Como são as cartas de reclamação?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, dizendo que irão trabalhar com o gênero Carta de Reclamação. Ative os conhecimentos prévios de seus alunos fazendo algumas perguntas retóricas do tipo: você já comprou um produto que veio com defeito? E quem já teve problemas com atrasos de ônibus, má iluminação das ruas, bueiros entupidos ou falta de calçamento no seu bairro? Quando essas coisas acontecem, o que fazer? Precisamos reclamar! Uma das formas de reclamar é escrevendo uma Carta de Reclamação para as pessoas que podem resolver nosso problema. Nesta aula, vamos estudar as partes importantes de uma Carta de Reclamação.

Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, oriente os alunos a se organizarem em duplas para realizar a atividade. Explique que você vai encaminhar a eles uma Carta de Reclamação (atenção: encaminhe aos alunos a carta do link “Tira Teima” do Plano de Aula). Se preferir, leia a Carta em seu áudio ou vídeo, já que é um texto curto e sua leitura poderá ajudar na compreensão leitora de seus alunos. Explique também as instruções da atividade: os alunos deverão ler a carta e marcar as partes solicitadas com diferentes cores, utilizando um programa de edição de imagem simples do próprio celular. No computador, é possível utilizar o recurso de marcador de texto do Word para fazer a atividade. Caso não disponham desses recursos, poderão imprimir o texto e marcar com canetas coloridas, fotografar e enviar para você. Oriente as marcações da seguinte forma:
1. Marque em azul a localização de quem escreveu o texto;
2. Marque em amarelo a quem se destina este texto;
3. Marque em rosa claro a reclamação feita no texto;
4. Marque com verde a despedida da carta;
5. Marque com vermelho a assinatura de quem escreveu a carta.
Estabeleça um prazo para o envio da atividade (via WhatsApp ou e-mail) e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Encerrado o prazo, verifique as produções dos alunos e faça um novo áudio destacando alguns trabalhos e descobertas de sua turma. Envie a eles os dois últimos slides do Fechamento deste Plano de Aula, para que vejam a nomenclatura das partes identificadas na Carta de Reclamação. Pode ser interessante também você enviar as partes da carta já nomeadas e pedir que eles confiram com o que fizeram, anotando o que marcaram diferente. As diferentes marcações da turma podem servir para somar mais aprendizagens em uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets em que os estudantes possam compartilhar suas hipóteses e autoavaliações desta atividade.

Convite às famílias
Como sugestão, as famílias podem compartilhar histórias sobre produtos e serviços que adquiriram e que tiveram que devolver, reclamar ou arcar com o prejuízo. Pode ser uma boa experiência também sugerir que visitem sites nos quais os consumidores podem reclamar dos produtos, como o PROCOM e o RECLAME AQUI. Também é interessante sugerir que as famílias conversem sobre os problemas estruturais e de serviços públicos do bairro ou da cidade, e pesquisem juntos como poderiam reclamar desses serviços pela internet ou pelo telefone. As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um áudio ou um vídeo com essa experiência, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA03

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


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