13811
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Como são as cartas de reclamação?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.

Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .

Referências sobre o assunto:

ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507

O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para a turma.
  • Organize a turma em grupos (Preferencialmente quartetos). Essa forma de distribuição dos alunos proporcionará a descoberta em conjunto, o debate sobre a disposição e organização dos elementos que compõem o texto, assim como sua reflexão. Para os alunos do sexto ano, ainda muito jovens, esta troca de ideias é de fundamental importância para o desenvolvimento de sua autonomia frente a um novo desafio.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Distribuição dos envelopes contendo o texto fragmentado e o material necessário para a aula: cola, canetas coloridas e uma folha em papel cartão, preferencialmente nas dimensões (31cm X 34 cm)
  • Solicite aos alunos que abram o envelope.
  • Circule pela sala, observando a reação dos alunos sobre a apresentação (inusitada) do texto.

Material complementar. Observe que o texto a ser utilizado nesta aula encontra-se anexo a este plano em duas versões, uma destinada ao professor e outra ao aluno (a versão fragmentada). Esta segunda versão deve ser recortada e colocada dentro de um envelope a ser entregue para cada equipe.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.
  • Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.
  • Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.
  • Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.
  • Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.

2. Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.

3. Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.

4. Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.

5. Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.
  • Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.
  • Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.
  • Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.
  • Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as orientações dadas pela ficha
  • Oriente os alunos no sentido de explicar a relevância de cada item ressaltado com os destaques das orientações da ficha. É preciso sistematizar estas informações sobre o gênero e uma das formas de fazê-lo é conversar com os alunos sobre como eles conseguiram localizar as informações, se a montagem do texto em fragmentos auxiliou esta segunda atividade. Espera-se que os alunos associem a atividade de montagem a esta etapa da aula e consigam reconhecer os elementos que compõem o gênero, através de um processo de assimilação.
  • Faça anotações no quadro sobre estas observações. Esta é a hora de consolidar os conhecimentos sobre o gênero cartas de reclamação adquiridos pelos alunos, utilize canetas coloridas nas cores solicitadas pela ficha para fazer a correção da atividade coletivamente ressaltando a cada ponto a importância dos elementos do gênero em estudo.
  • Finalize a aula promovendo a reflexão dos elementos que compõem o gênero, solucionando, as dúvidas dos alunos; é importante que todos compreendam como o gênero se estrutura, sendo capazes de reconhecê-lo imediatamente ao contato com ele.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as orientações dadas pela ficha
  • Oriente os alunos no sentido de explicar a relevância de cada item ressaltado com os destaques das orientações da ficha. É preciso sistematizar estas informações sobre o gênero e uma das formas de fazê-lo é conversar com os alunos sobre como eles conseguiram localizar as informações, se a montagem do texto em fragmentos auxiliou esta segunda atividade. Espera-se que os alunos associem a atividade de montagem a esta etapa da aula e consigam reconhecer os elementos que compõem o gênero, através de um processo de assimilação.
  • Faça anotações no quadro sobre estas observações. Esta é a hora de consolidar os conhecimentos sobre o gênero cartas de reclamação adquiridos pelos alunos, utilize canetas coloridas nas cores solicitadas pela ficha para fazer a correção da atividade coletivamente ressaltando a cada ponto a importância dos elementos do gênero em estudo.
  • Finalize a aula promovendo a reflexão dos elementos que compõem o gênero, solucionando, as dúvidas dos alunos; é importante que todos compreendam como o gênero se estrutura, sendo capazes de reconhecê-lo imediatamente ao contato com ele.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.

Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .

Referências sobre o assunto:

ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507

O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para a turma.
  • Organize a turma em grupos (Preferencialmente quartetos). Essa forma de distribuição dos alunos proporcionará a descoberta em conjunto, o debate sobre a disposição e organização dos elementos que compõem o texto, assim como sua reflexão. Para os alunos do sexto ano, ainda muito jovens, esta troca de ideias é de fundamental importância para o desenvolvimento de sua autonomia frente a um novo desafio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Distribuição dos envelopes contendo o texto fragmentado e o material necessário para a aula: cola, canetas coloridas e uma folha em papel cartão, preferencialmente nas dimensões (31cm X 34 cm)
  • Solicite aos alunos que abram o envelope.
  • Circule pela sala, observando a reação dos alunos sobre a apresentação (inusitada) do texto.

Material complementar. Observe que o texto a ser utilizado nesta aula encontra-se anexo a este plano em duas versões, uma destinada ao professor e outra ao aluno (a versão fragmentada). Esta segunda versão deve ser recortada e colocada dentro de um envelope a ser entregue para cada equipe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.
  • Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.
  • Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.
  • Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.
  • Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.

2. Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.

3. Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.

4. Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.

5. Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a montagem do texto nas equipes. Acompanhe o trabalho dos alunos, oriente-os nesta etapa, auxiliando a atividade de montagem, questionando-os sobre a disposição de cada “peça” do texto.
  • Projete o texto completo para os alunos. Essa ação servirá de “Tira-teima” para a montagem do texto fragmentado.
  • Solicite aos alunos que após a montagem do texto, colem cada uma das “peças” na folha de papel cartão. Acompanhe de perto esta etapa, evitando dessa forma, a colagem equivocada de alguma peça.
  • Distribua para os alunos (ainda em equipes), a ficha com as orientações para a atividade seguinte.
  • Solicite que os alunos sigam as orientações da ficha. Ao circular pelas equipes, questione-os sobre o conteúdo da ficha, a organização composicional do gênero carta de reclamação: local, data, vocativo com a presença de algum pronome de tratamento, o corpo do texto (cadeia argumentativa), despedida, assinatura, organização dos elementos da cadeia argumentativa nos parágrafos .

Materiais complementares:

Texto para o Tira-Teima

Ficha

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as orientações dadas pela ficha
  • Oriente os alunos no sentido de explicar a relevância de cada item ressaltado com os destaques das orientações da ficha. É preciso sistematizar estas informações sobre o gênero e uma das formas de fazê-lo é conversar com os alunos sobre como eles conseguiram localizar as informações, se a montagem do texto em fragmentos auxiliou esta segunda atividade. Espera-se que os alunos associem a atividade de montagem a esta etapa da aula e consigam reconhecer os elementos que compõem o gênero, através de um processo de assimilação.
  • Faça anotações no quadro sobre estas observações. Esta é a hora de consolidar os conhecimentos sobre o gênero cartas de reclamação adquiridos pelos alunos, utilize canetas coloridas nas cores solicitadas pela ficha para fazer a correção da atividade coletivamente ressaltando a cada ponto a importância dos elementos do gênero em estudo.
  • Finalize a aula promovendo a reflexão dos elementos que compõem o gênero, solucionando, as dúvidas dos alunos; é importante que todos compreendam como o gênero se estrutura, sendo capazes de reconhecê-lo imediatamente ao contato com ele.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre as orientações dadas pela ficha
  • Oriente os alunos no sentido de explicar a relevância de cada item ressaltado com os destaques das orientações da ficha. É preciso sistematizar estas informações sobre o gênero e uma das formas de fazê-lo é conversar com os alunos sobre como eles conseguiram localizar as informações, se a montagem do texto em fragmentos auxiliou esta segunda atividade. Espera-se que os alunos associem a atividade de montagem a esta etapa da aula e consigam reconhecer os elementos que compõem o gênero, através de um processo de assimilação.
  • Faça anotações no quadro sobre estas observações. Esta é a hora de consolidar os conhecimentos sobre o gênero cartas de reclamação adquiridos pelos alunos, utilize canetas coloridas nas cores solicitadas pela ficha para fazer a correção da atividade coletivamente ressaltando a cada ponto a importância dos elementos do gênero em estudo.
  • Finalize a aula promovendo a reflexão dos elementos que compõem o gênero, solucionando, as dúvidas dos alunos; é importante que todos compreendam como o gênero se estrutura, sendo capazes de reconhecê-lo imediatamente ao contato com ele.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano