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Plano de aula - Como reclamar usando cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Como reclamar usando cartas de reclamação

Finalidade da aula: Estabelecer relações entre o contexto de produção das cartas de reclamação para reconhecimento de seus  elementos composicionais.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Cartas de reclamação

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros(carta de solicitação, carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.) Apreciação e réplica.

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP17

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais  e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: caneta, caderno, lápis; computador, notebook ou celular com acesso à internet ; projetor.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade  de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” . É importante ressaltar que uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem sentir dificuldade em compreender os elementos organizacionais do gênero, tais como “remetente”, “local”, “data”, “expressões de despedida”, “linguagem cordial,  tendo em vista ser o primeiro contato direto com o gênero

Referências sobre o assunto:

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade  in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.


Código: LPO6_03SQA02

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


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