13810
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Como reclamar usando cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar em duplas para ler alguns textos. Encaminhe os links dos 4 textos disponíveis no Plano para que façam a leitura. Encaminhe também o Roteiro de perguntas disponível aqui (Materiais do Plano) para que os alunos direcionem a leitura a esses aspectos. Peça que os alunos respondam e postem em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive, ou outros meios possíveis para vocês (e-mail, WhatsApp). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelo grupo da turma.

Desenvolvimento
Depois de ler as respostas das duplas, faça um compilado e envie um novo áudio com comentários e destaques que você achar pertinentes. Aproveite as Orientações do Plano para enriquecer seu feedback aos alunos. Por escrito, solicite às duplas que pensem e escrevam 3 pontos que os textos têm em comum. Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelos canais de interação entre vocês.

Fechamento
Após esse processo, leia o que seus alunos levantaram e escreva um comentário encerrando esta aula, fazendo uma compilação do que há de semelhante entre os textos e o que é essencial em uma Carta de Reclamação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula usando o passo a passo do Fechamento deste Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias para lerem as cartas deste plano, principalmente as três primeiras, que são bem interessantes pelo inusitado da situação. A primeira é um primor e atravessa uma questão muito interessante para a família discutir: brinquedo tem gênero? Faça a sugestão de leitura para as famílias, e aquelas que se engajarem na atividade podem enviar comentários sobre essa questão dos brinquedos. É um debate interessante de promover.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA02

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas