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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Como reclamar usando cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre cartas de reclamação

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: caneta, caderno, lápis; computador, notebook ou celular com acesso à internet ; projetor.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” . É importante ressaltar que uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem sentir dificuldade em compreender os elementos organizacionais do gênero, tais como “remetente”, “local”, “data”, “expressões de despedida”, “linguagem cordial, tendo em vista ser o primeiro contato direto com o gênero

Referências sobre o assunto:

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema para a turma. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite dos alunos que se organizem em grupo ou em duplas (a depender da quantidade de computadores para cada um). A organização em duplas possibilitará aos alunos a troca de conhecimentos entre eles o que viabiliza discussões mais amplas sobre o assunto.
  • Peça que acessem os links disponíveis no slide e nos materiais complementares para esta aula.

Materiais complementares:

Link 1 https://www.bluebus.com.br/garotinha-de-7-anos-envia-carta-para-lego-reclama-da-falta-de-opcao-para-meninas/

Link 2 http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/ladrao-rouba-instituicao-e-deixa-bilhete-reclamando-do-governo/

Link 3 https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/05/24/interna_cidadesdf,533211/cliente-escreve-poema-para-fazer-reclamacao-e-funcionaria-responde-a-a.shtml

Link 4 https://eeepmartagiffoni.wordpress.com/2013/05/31/alunos-praticam-producao-de-texto-no-genero-carta-de-reclamacao/

Os três primeiros textos foram escolhidos por apresentarem formas inusitadas e diferentes de reclamação, não apresentando grandes dificuldades para compreensão por parte dos alunos; já para o Link 4, é necessário direcionar a leitura e análise do aluno para que estes observem que se trata de um modelo padrão para o gênero cartas de reclamação. Será este texto o elo comparativo para que os alunos percebam os aspectos e os elementos composicionais das cartas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a leitura dos textos disponíveis nos endereços que acessaram.

  • Solicite que conversem entre si sobre o conteúdo dos textos. Circule pela sala, converse com os alunos sobre as cartas de reclamação, sua função, formato.

3. Peça que os alunos anotem no caderno as suas impressões sobre os textos lidos com base no roteiro de leitura disponibilizado no slide e também em materiais complementares. Esse roteiro possui a função de orientar e direcionar a leitura dos alunos, dessa forma, espera-se que eles respondam aos questionamentos propostos pelo roteiro, apresentando como possíveis respostas:

  • Qual a função dos textos? O que eles têm em comum? Reclamar, todos os textos reclamam de alguma coisa (produtos ou serviços).
  • Como ele está organizado? O texto inicia com o nome daquele que envio a reclamação, destinatário, cidade, assunto da carta, a descrição do fato reclamado, despedida, assinatura. Um deles está escrito em versos, mas o objetivo de reclamar continua o mesmo dos outros textos.
  • Qual a linguagem utilizada no texto? Formal ou Informal? Grande parte dos textos possui linguagem informal, já o último texto apresenta linguagem formal, utilizando formas de tratamento diferentes para o destinatário do texto.
  • Qual a relação entre os interlocutores? Estão próximos ou distantes? Estão distantes.
  • Qual a natureza das informações do texto? São importantes? São importantes tanto para quem escreve como para quem lerá o texto. Tratam da reclamação de determinados produtos, de serviços oferecidos por algumas empresas e órgãos públicos.
  • Que tipo de situação é descrita no texto? São várias situações. São várias as situações, desde uma menina que reclama a falta de uma opção no brinquedo a alunos que escreveram textos sobre os problemas da escola.

4. Dê assistência aos grupos nesta etapa, circule por eles, se possível, dedique alguns minutos a cada um deles. Estimule-os a pensar no objeto reclamado, a linguagem utilizada, a forma utilizada pelo interlocutor para fazer a reclamação.

Material complementar

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite os alunos (ainda em equipes ou duplas) que apresentem oralmente suas anotações.

(Administre o tempo para cada equipe fazer sua explanação, intervenha quando necessário, acrescentando informações relevantes sobre o gênero. Lembre-se de que nesta aula os alunos devem compreender como se organiza uma carta de reclamação, seu contexto de produção e qual a função social das cartas de reclamação).

2. Indague os alunos sobre os elementos que organizam o texto, se há semelhanças ou não entre eles.

3. Oriente as exposições dos alunos, direcionando e apresentando considerações sobre os textos, a partir do roteiro de leitura.

4. A partir da fala dos alunos, conclua a aula oralmente, fazendo apontamentos orais sobre os aspectos e elementos que organizam o gênero “Cartas de reclamação”. É importante não esquecer os seguintes pontos:

  • Interlocutores distantes.
  • Cordialidade na escrita.
  • Uso de expressões de apresentação e despedida.
  • Presença dos elementos: “data”, “local”, “assinatura”.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: caneta, caderno, lápis; computador, notebook ou celular com acesso à internet ; projetor.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” . É importante ressaltar que uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem sentir dificuldade em compreender os elementos organizacionais do gênero, tais como “remetente”, “local”, “data”, “expressões de despedida”, “linguagem cordial, tendo em vista ser o primeiro contato direto com o gênero

Referências sobre o assunto:

NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.

Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf

Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema para a turma. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite dos alunos que se organizem em grupo ou em duplas (a depender da quantidade de computadores para cada um). A organização em duplas possibilitará aos alunos a troca de conhecimentos entre eles o que viabiliza discussões mais amplas sobre o assunto.
  • Peça que acessem os links disponíveis no slide e nos materiais complementares para esta aula.

Materiais complementares:

Link 1 https://www.bluebus.com.br/garotinha-de-7-anos-envia-carta-para-lego-reclama-da-falta-de-opcao-para-meninas/

Link 2 http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/ladrao-rouba-instituicao-e-deixa-bilhete-reclamando-do-governo/

Link 3 https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/05/24/interna_cidadesdf,533211/cliente-escreve-poema-para-fazer-reclamacao-e-funcionaria-responde-a-a.shtml

Link 4 https://eeepmartagiffoni.wordpress.com/2013/05/31/alunos-praticam-producao-de-texto-no-genero-carta-de-reclamacao/

Os três primeiros textos foram escolhidos por apresentarem formas inusitadas e diferentes de reclamação, não apresentando grandes dificuldades para compreensão por parte dos alunos; já para o Link 4, é necessário direcionar a leitura e análise do aluno para que estes observem que se trata de um modelo padrão para o gênero cartas de reclamação. Será este texto o elo comparativo para que os alunos percebam os aspectos e os elementos composicionais das cartas.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que façam a leitura dos textos disponíveis nos endereços que acessaram.

  • Solicite que conversem entre si sobre o conteúdo dos textos. Circule pela sala, converse com os alunos sobre as cartas de reclamação, sua função, formato.

3. Peça que os alunos anotem no caderno as suas impressões sobre os textos lidos com base no roteiro de leitura disponibilizado no slide e também em materiais complementares. Esse roteiro possui a função de orientar e direcionar a leitura dos alunos, dessa forma, espera-se que eles respondam aos questionamentos propostos pelo roteiro, apresentando como possíveis respostas:

  • Qual a função dos textos? O que eles têm em comum? Reclamar, todos os textos reclamam de alguma coisa (produtos ou serviços).
  • Como ele está organizado? O texto inicia com o nome daquele que envio a reclamação, destinatário, cidade, assunto da carta, a descrição do fato reclamado, despedida, assinatura. Um deles está escrito em versos, mas o objetivo de reclamar continua o mesmo dos outros textos.
  • Qual a linguagem utilizada no texto? Formal ou Informal? Grande parte dos textos possui linguagem informal, já o último texto apresenta linguagem formal, utilizando formas de tratamento diferentes para o destinatário do texto.
  • Qual a relação entre os interlocutores? Estão próximos ou distantes? Estão distantes.
  • Qual a natureza das informações do texto? São importantes? São importantes tanto para quem escreve como para quem lerá o texto. Tratam da reclamação de determinados produtos, de serviços oferecidos por algumas empresas e órgãos públicos.
  • Que tipo de situação é descrita no texto? São várias situações. São várias as situações, desde uma menina que reclama a falta de uma opção no brinquedo a alunos que escreveram textos sobre os problemas da escola.

4. Dê assistência aos grupos nesta etapa, circule por eles, se possível, dedique alguns minutos a cada um deles. Estimule-os a pensar no objeto reclamado, a linguagem utilizada, a forma utilizada pelo interlocutor para fazer a reclamação.

Material complementar

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite os alunos (ainda em equipes ou duplas) que apresentem oralmente suas anotações.

(Administre o tempo para cada equipe fazer sua explanação, intervenha quando necessário, acrescentando informações relevantes sobre o gênero. Lembre-se de que nesta aula os alunos devem compreender como se organiza uma carta de reclamação, seu contexto de produção e qual a função social das cartas de reclamação).

2. Indague os alunos sobre os elementos que organizam o texto, se há semelhanças ou não entre eles.

3. Oriente as exposições dos alunos, direcionando e apresentando considerações sobre os textos, a partir do roteiro de leitura.

4. A partir da fala dos alunos, conclua a aula oralmente, fazendo apontamentos orais sobre os aspectos e elementos que organizam o gênero “Cartas de reclamação”. É importante não esquecer os seguintes pontos:

  • Interlocutores distantes.
  • Cordialidade na escrita.
  • Uso de expressões de apresentação e despedida.
  • Presença dos elementos: “data”, “local”, “assinatura”.

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