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Plano de aula - SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre SAC e cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danuza Lima
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert


Título da aula: 
SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas  de reclamação

Finalidade da aula: Análise e investigação de plataformas e espaços virtuais de reclamação para ampliação das possibilidades de produção de cartas de reclamação.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Cartas de reclamação / apresentação de propostas orais.

Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos, e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social / Estratégias, procedimentos de leitura, em textos reivindicatórios e propositivos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP16), (EF67LP18)

 

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.

Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.   

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.

Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.

Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.

Tempo sugerido: 50 minutos

Informações sobre o gênero estudado:

Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade  de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Referências sobre o assunto:

DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.

Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf

LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.

WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.

SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.


Código: LPO6_03SQA01

(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


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