13809
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre SAC e cartas de reclamação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); programa de edição de imagem básico do celular (Google Fotos) ou do computador (Paint).

Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar com formas de reclamar de um produto. No áudio, faça perguntas retóricas do tipo: “Quem nunca comprou algo estragado, ou que era bem diferente da propaganda?” e “O que fazer quando acontece isso?”. Você pode, inclusive, citar alguns exemplos do cotidiano dos alunos. Avise que irá lhes enviar uma atividade e as devidas orientações por escrito.

Desenvolvimento
Antes de enviar aos alunos a carta de reclamação, disponível nos Materiais deste Plano, converta-a para imagem, para que eles possam escrever sobre ela no celular ou no computador, usando um programa básico de edição. Caso não seja possível, envie a carta por WhatsApp ou e-mail e combine a melhor forma para os alunos anotarem marcações nela. Deverão marcar e destacar na carta:
- O local e a data da carta;
- O nome da pessoa que reclama do produto;
- O nome da empresa que recebe a reclamação;
- O nome do produto sobre o qual se reclama;
- O assunto da reclamação.
Estabeleça um prazo para as marcações e acompanhe-os pelos canais combinados por vocês. Você pode sugerir que façam uma legenda de cores para cada item.

Fechamento
Após esse processo, leia as marcações feitas por seus alunos e faça uma compilação das percepções deles, destacando o que você achar pertinente. Envie essas observações por escrito ou por áudio, junto com a resposta da atividade, para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula usando o passo a passo do Fechamento deste Plano.

Convite às famílias
Você pode sugerir às famílias que escolham alguns produtos em casa para observar as embalagens e verificar se há um número telefônico chamado “SAC”. Oriente-os a pesquisar sobre o que é SAC e por que as embalagens e rótulos trazem isso. Incentive as famílias que descobrirem as respostas a compartilhá-las no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03SQA01

(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas