13809
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - SAC, plataformas , espaços virtuais e cartas de reclamação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre SAC e cartas de reclamação

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danuza Kryshna Da Costa Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.

Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.

Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.

Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.

Tempo sugerido: 50 minutos

Informações sobre o gênero estudado:

Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Referências sobre o assunto:

DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.

Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf

LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.

WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.

SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema para a turma. Ao ler o tema da aula para os alunos, explique que, nesta aula, irão analisar o que esta pergunta tem a ver com os rótulos e embalagens que estão sobre as mesas.

Informações ao professor:

O SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor é uma ferramenta utilizada no meio comercial desde o século XX e tem por objetivo estabelecer um contato direto com o cliente para resolver problemas, propor soluções melhorias ao produto, tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações, para tanto, algumas empresas podem trabalhar com diversos canais para contato com o cliente, tais como telefones ou e-mail. Outra forma de contato com o vendedor, são as plataformas e espaços virtuais de reclamação, são sites abertos e gratuitos na internet, no qual o cliente pode “dar nota” a um determinado produto ou serviço, fazer resenhas para futuros clientes e até mesmo, fazer reclamações. É simples e fácil e como as plataformas possuem cunho colaborativo, a empresa pode responder ao cliente e iniciar um diálogo direto.

Materiais complementares: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sites-de-reclamacoes-na-internet.html. Acesso em 02 de agosto de 2018, às 19h e 30. Neste link é possível encontrar um bom material sobre como funcionam os sites ou plataformas de reclamação na internet. Pode ser utilizado, a título de estudos pelo professor, ou ser disponibilizado para o aluno, a fim deste aprofundar seus conhecimentos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em equipes. O trabalho em equipes viabiliza a troca de saberes e informações entre os alunos, juntos, eles podem dialogar e chegar a conclusões a partir da observação do material disponibilizado, enriquecendo também as discussões coletivas sobre o SAC, as plataformas virtuais de reclamação o gênero a ser estudado, as cartas de reclamação.
  • Solicite que os alunos explorem os rótulos e as embalagens. É preciso que os alunos pesquisem, investiguem, explorem os rótulos disponibilizados para a aula. Nesta etapa da aula, circule pela sala, acompanhando a observação das equipes e instigando-os a localizar nos rótulos, informações necessárias para uma possível reclamação, caso o produto não agrade ou apresente algum defeito.
  • Peça para que conversem rapidamente nas equipes sobre as perguntas projetadas no slide. Caso não tenha como projetar, coloque as questões no quadro. Caso os alunos tenham celulares com acesso à internet ou a escola tenha notebooks/tablets, autorize que os utilizem para pesquisar sobre o assunto. Indique os sites que estão nos materiais complementares como sugestão.
  • Peça para as equipes falarem o que conversaram e anote no quadro palavras-chave para cada pergunta. Converse sobre a possibilidade de se poder reclamar um produto ou serviço e os meios utilizados para isto. Esta etapa da aula trará para a turma a possibilidade de compreender como funciona a atitude de reclamação de uma produto, utilizando o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente -, é também uma forma de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre direitos do consumidor.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Distribua o texto disponibilizado para esta aula.

Disponível no link

2. Solicite que os alunos (ainda em equipes) leiam o texto e anotem suas impressões sobre ele, como ele está escrito, como está organizado na folha, o que ele traz de informações. Trata-se de uma carta de reclamação de um garoto de 6 anos que encontrou pedaços de plástico dentro do pacote de seu salgadinho preferido. Espera-se que com a leitura da carta, os alunos consigam associar a primeira etapa da aula a esta outra forma de reclamação, a carta.

Este é o primeiro contato dos alunos com o gênero, é preciso questioná-los sobre o formato do texto, sua apresentação e organização, por isso, circule entre eles e descubra o que anotam. Será satisfatório se entre seus apontamentos estejam os seguintes pontos:

  • O texto possui o nome da pessoa que reclama o produto.
  • O nome da empresa também está presente no texto.
  • O assunto também é apresentado.
  • A presença do local, data.

3. Circule pela sala, auxiliando os alunos em suas descobertas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos apresentem o que anotaram sobre o texto lido.
  • Retome as respostas dos alunos para as perguntas sobre a exploração dos rótulos e embalagens (anotadas no quadro) e, a partir dos resultados apresentados, provoque-os oralmente com as seguintes perguntas:
  • Quais formas de reclamar de um produto vocês descobriram?
  • Como vocês chamariam o texto enviado para reclamar um produto?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. A partir do que os alunos trouxeram nas apresentações das equipes,, faça uma síntese coletiva do que foi descoberto nesta aula. Anote no quadro como fechamento. Sugestões de apontamentos:

  • A motivação da carta (tema, assunto da carta).
  • As pessoas envolvidas.
  • Presença de elementos tais como: data, local, apresentação, despedida, assinatura.

2. Busque enfatizar o gênero textual “Carta de Reclamação” como uma das formas de reclamar de um produto, mas sem dar muitos detalhes sobre o gênero.

Informações ao professor: este é um momento de diálogo e resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, é importante o bom direcionamento da aula, dando ênfase a função social da escrita e a funcionalidade da carta de reclamação, como uma das formas de se reclamar um produto.

Para início de estudos, recomendamos que o professor faça a leitura da primeira parte do livro, Critérios de textualização do livro “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”, de Luiz Antônio Marcuschi que aborda o estudo da língua, enquanto fenômeno social, através do estudo e produção de gêneros textuais, na perspectiva de um ensino voltado para a aplicação dos conhecimentos linguísticos na vida cotidiana, para também compreender o mundo. Neste capítulo, Marcuschi propõe sete critérios de textualização, coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade, informatividade. Para esta aula, é importante a leitura especial dos critérios de Situacionalidade e intencionalidade para compreender a situação e o contexto de produção do gênero.

“O critério de situacionalidade refere-se ao fato de relacionarmos o evento textual à situação (social, cultural, ambiente etc.) em que ele ocorre (Cf. Beaugrande, 1997: 15). Em certo sentido, todo o texto conserva em si traços da situação a que se refere ou na qual deve operar. A situacionalidade pode ser vista como um critério de adequação textual” (MARCUSCHI, 2008, p.128,129).

“O critério da intencionalidade, centrado basicamente no produtor do texto, considera a intenção do autor como fator relevante para a textualização. Tanto assim, que se costuma indagar: o que é que o autor deste texto pretende? Resta saber se esta indagação é sobre a intencionalidade do autor ou sobre os conteúdos transmitidos pelo texto.” (MARCUSCHI, 2008, p.126).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de reclamação e Apresentações de propostas orais, no campo de atuação na vida pública, podendo integrar-se também ao campo jornalístico-midiático.

Materiais necessários: Rótulos de produtos diversos, tais como: caixas de aparelhos celular, rótulos de produtos alimentícios, caixas de calçados, etc. Nesta aula também será necessário o uso de equipamentos eletroeletrônicos: celular, tablet ou computador, desde que tenham acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o órgão e/ou plataforma para reclamação do produto, pois podem não ter o costume de pesquisar este tipo de conteúdo.

Orientações ao professor: Solicite previamente aos alunos que levem para sala de aula rótulos de produtos diversos e embalagens. Uma sugestão seria o próprio professor levar os rótulos.

Atenção: Para esta aula, é necessário o uso de aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Pode-se solicitar dos alunos o uso do celular em sala, porém, caso não haja possibilidade do uso dessas tecnologias, pode-se optar pela biblioteca escolar ou ainda há a alternativa do professor levar para a sala de aula o material necessário para a pesquisa. A sala também deve ser organizada em equipes, as cadeiras já deverão estar dispostas e os materiais necessários contendo rótulos, caso o professor os leve, já devem estar sobre as mesas de cada equipe.

Tempo sugerido: 50 minutos

Informações sobre o gênero estudado:

Já as cartas de reclamação é um gênero textual de caráter epistolar expressam a necessidade de um sujeito , inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença , há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .

Referências sobre o assunto:

DA SILVA, Leila Nascimento, LEAL, Telma Ferraz. Caracterizando o gênero carta de reclamação.

Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf

LEAL, T.F. Produção de textos na escola: a argumentação em textos escritos por crianças. Tese de Doutorado. Recife: UFPE, Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, 2003.

WILSON, V. Cartas de reclamação: um gênero de discurso expressivo. Anais do V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Cadernos do CNLF, Série V, no.01, Rio de Janeiro, 2001.

SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino in: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Critérios de textualização: visão geral in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema para a turma. Ao ler o tema da aula para os alunos, explique que, nesta aula, irão analisar o que esta pergunta tem a ver com os rótulos e embalagens que estão sobre as mesas.

Informações ao professor:

O SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor é uma ferramenta utilizada no meio comercial desde o século XX e tem por objetivo estabelecer um contato direto com o cliente para resolver problemas, propor soluções melhorias ao produto, tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações, para tanto, algumas empresas podem trabalhar com diversos canais para contato com o cliente, tais como telefones ou e-mail. Outra forma de contato com o vendedor, são as plataformas e espaços virtuais de reclamação, são sites abertos e gratuitos na internet, no qual o cliente pode “dar nota” a um determinado produto ou serviço, fazer resenhas para futuros clientes e até mesmo, fazer reclamações. É simples e fácil e como as plataformas possuem cunho colaborativo, a empresa pode responder ao cliente e iniciar um diálogo direto.

Materiais complementares: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sites-de-reclamacoes-na-internet.html. Acesso em 02 de agosto de 2018, às 19h e 30. Neste link é possível encontrar um bom material sobre como funcionam os sites ou plataformas de reclamação na internet. Pode ser utilizado, a título de estudos pelo professor, ou ser disponibilizado para o aluno, a fim deste aprofundar seus conhecimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em equipes. O trabalho em equipes viabiliza a troca de saberes e informações entre os alunos, juntos, eles podem dialogar e chegar a conclusões a partir da observação do material disponibilizado, enriquecendo também as discussões coletivas sobre o SAC, as plataformas virtuais de reclamação o gênero a ser estudado, as cartas de reclamação.
  • Solicite que os alunos explorem os rótulos e as embalagens. É preciso que os alunos pesquisem, investiguem, explorem os rótulos disponibilizados para a aula. Nesta etapa da aula, circule pela sala, acompanhando a observação das equipes e instigando-os a localizar nos rótulos, informações necessárias para uma possível reclamação, caso o produto não agrade ou apresente algum defeito.
  • Peça para que conversem rapidamente nas equipes sobre as perguntas projetadas no slide. Caso não tenha como projetar, coloque as questões no quadro. Caso os alunos tenham celulares com acesso à internet ou a escola tenha notebooks/tablets, autorize que os utilizem para pesquisar sobre o assunto. Indique os sites que estão nos materiais complementares como sugestão.
  • Peça para as equipes falarem o que conversaram e anote no quadro palavras-chave para cada pergunta. Converse sobre a possibilidade de se poder reclamar um produto ou serviço e os meios utilizados para isto. Esta etapa da aula trará para a turma a possibilidade de compreender como funciona a atitude de reclamação de uma produto, utilizando o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente -, é também uma forma de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre direitos do consumidor.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Distribua o texto disponibilizado para esta aula.

Disponível no link

2. Solicite que os alunos (ainda em equipes) leiam o texto e anotem suas impressões sobre ele, como ele está escrito, como está organizado na folha, o que ele traz de informações. Trata-se de uma carta de reclamação de um garoto de 6 anos que encontrou pedaços de plástico dentro do pacote de seu salgadinho preferido. Espera-se que com a leitura da carta, os alunos consigam associar a primeira etapa da aula a esta outra forma de reclamação, a carta.

Este é o primeiro contato dos alunos com o gênero, é preciso questioná-los sobre o formato do texto, sua apresentação e organização, por isso, circule entre eles e descubra o que anotam. Será satisfatório se entre seus apontamentos estejam os seguintes pontos:

  • O texto possui o nome da pessoa que reclama o produto.
  • O nome da empresa também está presente no texto.
  • O assunto também é apresentado.
  • A presença do local, data.

3. Circule pela sala, auxiliando os alunos em suas descobertas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos apresentem o que anotaram sobre o texto lido.
  • Retome as respostas dos alunos para as perguntas sobre a exploração dos rótulos e embalagens (anotadas no quadro) e, a partir dos resultados apresentados, provoque-os oralmente com as seguintes perguntas:
  • Quais formas de reclamar de um produto vocês descobriram?
  • Como vocês chamariam o texto enviado para reclamar um produto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. A partir do que os alunos trouxeram nas apresentações das equipes,, faça uma síntese coletiva do que foi descoberto nesta aula. Anote no quadro como fechamento. Sugestões de apontamentos:

  • A motivação da carta (tema, assunto da carta).
  • As pessoas envolvidas.
  • Presença de elementos tais como: data, local, apresentação, despedida, assinatura.

2. Busque enfatizar o gênero textual “Carta de Reclamação” como uma das formas de reclamar de um produto, mas sem dar muitos detalhes sobre o gênero.

Informações ao professor: este é um momento de diálogo e resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, é importante o bom direcionamento da aula, dando ênfase a função social da escrita e a funcionalidade da carta de reclamação, como uma das formas de se reclamar um produto.

Para início de estudos, recomendamos que o professor faça a leitura da primeira parte do livro, Critérios de textualização do livro “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”, de Luiz Antônio Marcuschi que aborda o estudo da língua, enquanto fenômeno social, através do estudo e produção de gêneros textuais, na perspectiva de um ensino voltado para a aplicação dos conhecimentos linguísticos na vida cotidiana, para também compreender o mundo. Neste capítulo, Marcuschi propõe sete critérios de textualização, coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade, informatividade. Para esta aula, é importante a leitura especial dos critérios de Situacionalidade e intencionalidade para compreender a situação e o contexto de produção do gênero.

“O critério de situacionalidade refere-se ao fato de relacionarmos o evento textual à situação (social, cultural, ambiente etc.) em que ele ocorre (Cf. Beaugrande, 1997: 15). Em certo sentido, todo o texto conserva em si traços da situação a que se refere ou na qual deve operar. A situacionalidade pode ser vista como um critério de adequação textual” (MARCUSCHI, 2008, p.128,129).

“O critério da intencionalidade, centrado basicamente no produtor do texto, considera a intenção do autor como fator relevante para a textualização. Tanto assim, que se costuma indagar: o que é que o autor deste texto pretende? Resta saber se esta indagação é sobre a intencionalidade do autor ou sobre os conteúdos transmitidos pelo texto.” (MARCUSCHI, 2008, p.126).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano