13808
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconstrução de uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconstrução de uma entrevista

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.

Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou o resultado da pesquisa no Google Imagens pelo nome da atriz. Na ausência de recursos tecnológicos, traga uma foto impressa (ou mais) da atriz para apresentar aos alunos.
  • Caso os alunos conheçam a atriz, escute o que conhecem dela e complemente o que julgar necessário. Se os alunos não a conhecerem, faça uma breve apresentação. Camila Márdila (1988-) é uma jovem atriz que ficou famosa por sua atuação como Jéssica no premiado filme “Que horas ela volta?” ao lado de Regina Casé, sua mãe no filme. Nascida em Taguatinga, no Distrito Federal, estudou Comunicação Social na Universidade de Brasília. Atuou em alguns filmes e programas de televisão, dentre os quais “Onde nascem os fortes” e “Justiça”, da rede Globo de televisão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em pequenos grupos de 3 a 4 alunos. Essa atividade será realizada em grupos para propiciar a troca de ideias e a argumentação no processo de aprendizagem.
  • Projete ou leia a atividade presente no slide e diga aos alunos que eles receberão o texto da entrevista recortado em fichas embaralhadas. Explique que eles terão que colocar o texto em ordem a partir do que conhecem sobre o gênero entrevista e de indícios do próprio texto (que são os elementos de coesão e coerência textual).
  • Distribua a cada grupo um maço de fichas fora de ordem e dê início à atividade.

Material complementar:

“Um furacão chamado Camila Márdila”, por Daniel Oliveira. Publicado em O Tempo Magazine. Disponível em https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514 Acesso em 11 de janeiro de 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a atividade, peça para que os alunos mantenham a organização do texto realizada sobre as carteiras.
  • Distribua o texto impresso da entrevista original aos alunos.
  • Faça a leitura compartilhada com toda a classe. Escolha a modalidade que melhor se adequar ao seu contexto: leitura em voz alta feita pelo professor e acompanhada pelos alunos, leitura em voz alta feita por um aluno e acompanhada pelos demais, leitura em voz alta por diversos alunos etc.
  • Para uma breve verificação de compreensão do texto e para discutir seus efeitos de sentido, pergunte aos alunos se eles acham que a entrevista alcançou o objetivo de apresentar a visão da atriz sobre o filme “Que horas ela volta?”. Pergunte também qual foi a impressão que tiveram sobre a atriz (positiva, negativa ou neutra). Por fim, pergunte se eles consideram o texto uma boa entrevista e o por quê.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após a leitura do texto original, pergunte aos alunos se a reorganização feita por eles está igual ou não a do texto original.
  • Se estiver diferente, deixe que os alunos comentem as diferenças. Se for uma organização possível, diga que seria uma alternativa, mas que simplesmente não foi a escolhida pelo autor do texto. Caso não seja uma organização possível, pergunte se algum colega poderia explicar por que. Caso ninguém se manifeste ou ninguém chegue à explicação adequada, mostre aos alunos os motivos relacionados à construção composicional do gênero, à coesão e à coerência que não permitem tal ordenação.
  • Finalize a aula perguntando que conhecimentos sobre o gênero entrevista foram importantes para a conseguir reconstruir o texto. Algumas respostas podem ser: o uso de terceira pessoa na apresentação, título e subtítulo, primeira pessoa nas respostas e pronome de tratamento “você” nas perguntas; os recursos gráficos que diferem perguntas e respostas; reconhecer que em uma entrevista a apresentação vem antes dos turnos de fala etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.

Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou o resultado da pesquisa no Google Imagens pelo nome da atriz. Na ausência de recursos tecnológicos, traga uma foto impressa (ou mais) da atriz para apresentar aos alunos.
  • Caso os alunos conheçam a atriz, escute o que conhecem dela e complemente o que julgar necessário. Se os alunos não a conhecerem, faça uma breve apresentação. Camila Márdila (1988-) é uma jovem atriz que ficou famosa por sua atuação como Jéssica no premiado filme “Que horas ela volta?” ao lado de Regina Casé, sua mãe no filme. Nascida em Taguatinga, no Distrito Federal, estudou Comunicação Social na Universidade de Brasília. Atuou em alguns filmes e programas de televisão, dentre os quais “Onde nascem os fortes” e “Justiça”, da rede Globo de televisão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em pequenos grupos de 3 a 4 alunos. Essa atividade será realizada em grupos para propiciar a troca de ideias e a argumentação no processo de aprendizagem.
  • Projete ou leia a atividade presente no slide e diga aos alunos que eles receberão o texto da entrevista recortado em fichas embaralhadas. Explique que eles terão que colocar o texto em ordem a partir do que conhecem sobre o gênero entrevista e de indícios do próprio texto (que são os elementos de coesão e coerência textual).
  • Distribua a cada grupo um maço de fichas fora de ordem e dê início à atividade.

Material complementar:

“Um furacão chamado Camila Márdila”, por Daniel Oliveira. Publicado em O Tempo Magazine. Disponível em https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514 Acesso em 11 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a atividade, peça para que os alunos mantenham a organização do texto realizada sobre as carteiras.
  • Distribua o texto impresso da entrevista original aos alunos.
  • Faça a leitura compartilhada com toda a classe. Escolha a modalidade que melhor se adequar ao seu contexto: leitura em voz alta feita pelo professor e acompanhada pelos alunos, leitura em voz alta feita por um aluno e acompanhada pelos demais, leitura em voz alta por diversos alunos etc.
  • Para uma breve verificação de compreensão do texto e para discutir seus efeitos de sentido, pergunte aos alunos se eles acham que a entrevista alcançou o objetivo de apresentar a visão da atriz sobre o filme “Que horas ela volta?”. Pergunte também qual foi a impressão que tiveram sobre a atriz (positiva, negativa ou neutra). Por fim, pergunte se eles consideram o texto uma boa entrevista e o por quê.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após a leitura do texto original, pergunte aos alunos se a reorganização feita por eles está igual ou não a do texto original.
  • Se estiver diferente, deixe que os alunos comentem as diferenças. Se for uma organização possível, diga que seria uma alternativa, mas que simplesmente não foi a escolhida pelo autor do texto. Caso não seja uma organização possível, pergunte se algum colega poderia explicar por que. Caso ninguém se manifeste ou ninguém chegue à explicação adequada, mostre aos alunos os motivos relacionados à construção composicional do gênero, à coesão e à coerência que não permitem tal ordenação.
  • Finalize a aula perguntando que conhecimentos sobre o gênero entrevista foram importantes para a conseguir reconstruir o texto. Algumas respostas podem ser: o uso de terceira pessoa na apresentação, título e subtítulo, primeira pessoa nas respostas e pronome de tratamento “você” nas perguntas; os recursos gráficos que diferem perguntas e respostas; reconhecer que em uma entrevista a apresentação vem antes dos turnos de fala etc.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano