Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a imagem que está no slide de Introdução do Plano. Envie também um áudio dizendo que irão trabalhar com uma das partes mais importantes na estrutura de uma entrevista. Peça que os alunos se organizem em duplas e leiam a entrevista com o cineasta Carlos Saldanha, do filme Touro Ferdinando. Diga que você irá enviar algumas perguntas por escrito (sugestão: crie uma pasta no Google Drive para compartilhar as orientações e perguntas).
Desenvolvimento
Após enviar todos os materiais e orientações por escrito, estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessário, e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. As sugestões de respostas às perguntas estão nas Orientações do Plano, e você pode aproveitá-las em seu áudio de feedback aos alunos.
Fechamento
Peça que as duplas leiam os trabalhos umas das outras, compartilhados no Google Drive, e façam comentários. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Um jogo legal que a família pode fazer abordando os turno de fala de uma entrevista é um tipo de “Quem sou eu” ao contrário: uma pessoa é o entrevistado e a outra é o entrevistador. O entrevistado é misterioso (a pessoa imagina um personagem qualquer, conhecido de todos) e o entrevistador tem que fazer perguntas para descobrir quem é esse personagem. Seria parecido com o jogo Akinator (disponível aqui), mas em formato de entrevista. As famílias que toparem jogar podem enviar um áudio ou vídeo para o grupo de WhatsApp da turma com essa entrevista.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_02SQA05
(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
AULA 01
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes