13807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos a imagem que está no slide de Introdução do Plano. Envie também um áudio dizendo que irão trabalhar com uma das partes mais importantes na estrutura de uma entrevista. Peça que os alunos se organizem em duplas e leiam a entrevista com o cineasta Carlos Saldanha, do filme Touro Ferdinando. Diga que você irá enviar algumas perguntas por escrito (sugestão: crie uma pasta no Google Drive para compartilhar as orientações e perguntas).

Desenvolvimento
Após enviar todos os materiais e orientações por escrito, estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessário, e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. As sugestões de respostas às perguntas estão nas Orientações do Plano, e você pode aproveitá-las em seu áudio de feedback aos alunos.

Fechamento
Peça que as duplas leiam os trabalhos umas das outras, compartilhados no Google Drive, e façam comentários. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Um jogo legal que a família pode fazer abordando os turno de fala de uma entrevista é um tipo de “Quem sou eu” ao contrário: uma pessoa é o entrevistado e a outra é o entrevistador. O entrevistado é misterioso (a pessoa imagina um personagem qualquer, conhecido de todos) e o entrevistador tem que fazer perguntas para descobrir quem é esse personagem. Seria parecido com o jogo Akinator (disponível aqui), mas em formato de entrevista. As famílias que toparem jogar podem enviar um áudio ou vídeo para o grupo de WhatsApp da turma com essa entrevista.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA05

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas