13806
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Partes e organização da entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Partes e organização da entrevista

Finalidade da aula: Analisar entrevistas para descobrir sua organização em duas partes (apresentação e turnos de fala), bem como sua composição.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Entrevista

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: diversas revistas e/ou jornais que contenham entrevistas; fotocópias da atividade.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permitida, ou também pode ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não perceber a bipartição da entrevista; se confundir com a variação de organização em turnos de fala; e ter dificuldade ao manusear jornais e revistas para encontrar a seção específica de entrevistas.

Referências sobre o assunto:

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A  entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos. In: Travessias, v. 11, pp. 244-269, 2017. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207/11316>. Acesso em: 8 de set. 2018.


Código: LPO6_02SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas