13806
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Partes e organização da entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a estrutura de uma entrevista. Peça que os alunos se organizem em duplas e pesquisem na internet entrevistas diversas. Peça que copiem o link das entrevistas que olharam e compartilhem pelo canal já combinado por vocês. Como sugestão, você pode montar um mural no Padlet, onde todas as duplas podem postar as entrevistas que encontraram, determinando duas por dupla, por exemplo. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito (sugestão: crie uma pasta no Google Drive com essas orientações por escrito, ou faça-o no próprio Padlet).

Desenvolvimento
Envie aos alunos as seguintes perguntas:
1. Em que aspectos as entrevistas são parecidas entre si?
2. Em que aspectos são diferentes de outros textos jornalísticos?
3. Existe uma divisão da entrevista em partes?
4. Se sim, quais você identifica?
Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. As sugestões de respostas às perguntas estão nas Orientações do Plano, e você pode aproveitá-las em seu áudio de feedback aos alunos. Peça que as duplas leiam os trabalhos expostos no mural do Padlet.

Fechamento
Encaminhe, por escrito, a atividade de síntese desta aula, disponível nos materiais do Plano. Estabeleça um novo prazo para essa finalização e peça que as duplas postem no Padlet suas respostas. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisar no YouTube uma entrevista com alguém que admiram e proponha que assistam juntos. As famílias que quiserem podem postar o link da entrevista escolhida, como dica para os demais, no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas