Atividade para impressão - Texto de entrevista
Atividade para impressão - Texto de entrevista
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: diversas revistas e/ou jornais que contenham entrevistas; fotocópias da atividade.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permitida, ou também pode ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não perceber a bipartição da entrevista; se confundir com a variação de organização em turnos de fala; e ter dificuldade ao manusear jornais e revistas para encontrar a seção específica de entrevistas.
Referências sobre o assunto:
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos. In: Travessias, v. 11, pp. 244-269, 2017. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207/11316>. Acesso em: 8 de set. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 33 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a estrutura de uma entrevista. Peça que os alunos se organizem em duplas e pesquisem na internet entrevistas diversas. Peça que copiem o link das entrevistas que olharam e compartilhem pelo canal já combinado por vocês. Como sugestão, você pode montar um mural no Padlet, onde todas as duplas podem postar as entrevistas que encontraram, determinando duas por dupla, por exemplo. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito (sugestão: crie uma pasta no Google Drive com essas orientações por escrito, ou faça-o no próprio Padlet).
Desenvolvimento
Envie aos alunos as seguintes perguntas:
1. Em que aspectos as entrevistas são parecidas entre si?
2. Em que aspectos são diferentes de outros textos jornalísticos?
3. Existe uma divisão da entrevista em partes?
4. Se sim, quais você identifica?
Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. As sugestões de respostas às perguntas estão nas Orientações do Plano, e você pode aproveitá-las em seu áudio de feedback aos alunos. Peça que as duplas leiam os trabalhos expostos no mural do Padlet.
Fechamento
Encaminhe, por escrito, a atividade de síntese desta aula, disponível nos materiais do Plano. Estabeleça um novo prazo para essa finalização e peça que as duplas postem no Padlet suas respostas. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisar no YouTube uma entrevista com alguém que admiram e proponha que assistam juntos. As famílias que quiserem podem postar o link da entrevista escolhida, como dica para os demais, no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Partes e organização da entrevista
Finalidade da aula: Analisar entrevistas para descobrir sua organização em duas partes (apresentação e turnos de fala), bem como sua composição.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: diversas revistas e/ou jornais que contenham entrevistas; fotocópias da atividade.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permitida, ou também pode ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não perceber a bipartição da entrevista; se confundir com a variação de organização em turnos de fala; e ter dificuldade ao manusear jornais e revistas para encontrar a seção específica de entrevistas.
Referências sobre o assunto:
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos. In: Travessias, v. 11, pp. 244-269, 2017. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207/11316>. Acesso em: 8 de set. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: