13805
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura de uma entrevista: observação do paratexto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre paratextos

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Laboratório de informática com computadores à disposição dos alunos para acessar o texto. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias das telas printadas durante o acesso ao texto.

Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.

Referências sobre o assunto:

Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Diga aos alunos que farão uma leitura diferente: vão analisar o que está ao redor do texto principal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos ou duplas no laboratório de informática (de acordo com os recursos de acesso a computadores disponíveis). O trabalho compartilhado exigirá troca de ideias entre os colegas, o que pode auxiliar na análise semiótica, algo provavelmente novo para os alunos. Na ausência de recursos tecnológicos, distribua fotocópias (em cores) das telas printadas durante o acesso ao texto.
  • Proponha aos alunos a tarefa do slide. Diga que eles precisam observar (mas não necessariamente ler) o texto e citar, em tópicos, todos os elementos reconhecidos.
  • Ao fim da atividade, elenque no quadro os elementos citados pelos alunos da turma toda. Caso os alunos não tenham percebido algum dos elementos previstos, acrescente-o neste momento.
  • Tenha certeza de que as três imagens presentes no paratexto da entrevista em questão estejam citadas, pois elas serão analisadas na sequência, na próxima etapa da aula.
  • Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.

Materiais complementares: Acesse aqui o texto para a atividade. Para acessar os elementos do paratexto esperados, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua as três imagens elencadas na atividade anterior para os grupos ou duplas de alunos. Alguns grupos analisarão a primeira foto, outros a imagem dos personagens e outros ainda a foto da embalagem de maçãs. Não há problemas que vários grupos analisem a mesma imagem, pois o trabalho sobre um mesmo elemento por grupos diferentes pode enriquecer a observação com novos pontos de vista. Os alunos também deverão, nessa etapa, fazer uma leitura do texto, ainda que não integral e linear.
  • Proponha aos alunos a proposta do slide e explique o que se deve fazer em cada um deles:

No item 1, devem descrever a imagem simplesmente. explique que deve ser como se alguém não pudesse ver a imagem, mas pudesse ler a descrição que eles farão e imaginar exatamente do que se trata. Devem falar de cores, quantos elementos há na imagem e como se caracterizam.

No item 2 devem explicar onde a imagem está junto ao texto principal. Devem especificar que texto há nas proximidades, qual o tamanho da imagem e que mensagem a imagem procura passar.

No item 3, devem explicitar a relação da imagem com o texto principal. Devem especificar se é uma relação de reiteração (se reforça ou repete o que é dito no texto), complementação (se acrescenta uma informação àquela presente no texto) ou de oposição (se diz o oposto ao que está escrito no texto).

No item 4, por fim, os alunos devem interpretar o que elencaram nos itens anteriores, pensando que efeito de sentido cada imagem traz para o texto.

Essa proposta é uma adaptação da leitura de signos da semiótica peirceana, cujo olhar se inicia com uma observação descritiva, a que se atribuem sentidos a partir de seu contexto e uma posterior interpretação, movimento que vai do olhar mais objetivo imediato àquele mais interpretativo e profundo.

  • Ao final da atividades dos alunos, o professor analisa com a classe toda cada uma das três imagens, recolhendo e complementando as observações dos diversos grupos de alunos.
  • Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.

Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de análise das imagens, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam negativamente. Caso contrários, explicite que a análise das imagens levantou sentidos por si mesmas e alguns outros no confronto com o texto principal. A entrevista sem esses elementos deixaria de ter alguns desses sentidos, o que acarretaria uma mudança de leitura.
  • Caso os alunos tenham dificuldades em perceber essa diferença, exemplifique que a ideia que se faz de Maurício de Souza na leitura do texto juntamente com sua fotografia é muito mais amigável e relaxada do que a que se faz somente a partir do texto, em que se tratam os assuntos de maneira mais séria.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Laboratório de informática com computadores à disposição dos alunos para acessar o texto. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias das telas printadas durante o acesso ao texto.

Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.

Referências sobre o assunto:

Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Diga aos alunos que farão uma leitura diferente: vão analisar o que está ao redor do texto principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos ou duplas no laboratório de informática (de acordo com os recursos de acesso a computadores disponíveis). O trabalho compartilhado exigirá troca de ideias entre os colegas, o que pode auxiliar na análise semiótica, algo provavelmente novo para os alunos. Na ausência de recursos tecnológicos, distribua fotocópias (em cores) das telas printadas durante o acesso ao texto.
  • Proponha aos alunos a tarefa do slide. Diga que eles precisam observar (mas não necessariamente ler) o texto e citar, em tópicos, todos os elementos reconhecidos.
  • Ao fim da atividade, elenque no quadro os elementos citados pelos alunos da turma toda. Caso os alunos não tenham percebido algum dos elementos previstos, acrescente-o neste momento.
  • Tenha certeza de que as três imagens presentes no paratexto da entrevista em questão estejam citadas, pois elas serão analisadas na sequência, na próxima etapa da aula.
  • Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.

Materiais complementares: Acesse aqui o texto para a atividade. Para acessar os elementos do paratexto esperados, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua as três imagens elencadas na atividade anterior para os grupos ou duplas de alunos. Alguns grupos analisarão a primeira foto, outros a imagem dos personagens e outros ainda a foto da embalagem de maçãs. Não há problemas que vários grupos analisem a mesma imagem, pois o trabalho sobre um mesmo elemento por grupos diferentes pode enriquecer a observação com novos pontos de vista. Os alunos também deverão, nessa etapa, fazer uma leitura do texto, ainda que não integral e linear.
  • Proponha aos alunos a proposta do slide e explique o que se deve fazer em cada um deles:

No item 1, devem descrever a imagem simplesmente. explique que deve ser como se alguém não pudesse ver a imagem, mas pudesse ler a descrição que eles farão e imaginar exatamente do que se trata. Devem falar de cores, quantos elementos há na imagem e como se caracterizam.

No item 2 devem explicar onde a imagem está junto ao texto principal. Devem especificar que texto há nas proximidades, qual o tamanho da imagem e que mensagem a imagem procura passar.

No item 3, devem explicitar a relação da imagem com o texto principal. Devem especificar se é uma relação de reiteração (se reforça ou repete o que é dito no texto), complementação (se acrescenta uma informação àquela presente no texto) ou de oposição (se diz o oposto ao que está escrito no texto).

No item 4, por fim, os alunos devem interpretar o que elencaram nos itens anteriores, pensando que efeito de sentido cada imagem traz para o texto.

Essa proposta é uma adaptação da leitura de signos da semiótica peirceana, cujo olhar se inicia com uma observação descritiva, a que se atribuem sentidos a partir de seu contexto e uma posterior interpretação, movimento que vai do olhar mais objetivo imediato àquele mais interpretativo e profundo.

  • Ao final da atividades dos alunos, o professor analisa com a classe toda cada uma das três imagens, recolhendo e complementando as observações dos diversos grupos de alunos.
  • Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.

Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de análise das imagens, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam negativamente. Caso contrários, explicite que a análise das imagens levantou sentidos por si mesmas e alguns outros no confronto com o texto principal. A entrevista sem esses elementos deixaria de ter alguns desses sentidos, o que acarretaria uma mudança de leitura.
  • Caso os alunos tenham dificuldades em perceber essa diferença, exemplifique que a ideia que se faz de Maurício de Souza na leitura do texto juntamente com sua fotografia é muito mais amigável e relaxada do que a que se faz somente a partir do texto, em que se tratam os assuntos de maneira mais séria.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano