Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Leitura de uma entrevista: observação do paratexto
Finalidade da aula: Observar a multissemiose no paratexto (elementos que acompanham o texto, tais como frases em destaque, imagens, título, etc.) da entrevista e sua relação com o texto em si.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Efeitos de sentido Exploração da multissemiose
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP08
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Laboratório de informática com computadores à disposição dos alunos para acessar o texto. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias das telas printadas durante o acesso ao texto.
Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.
Referências sobre o assunto:
Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.