Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Laboratório de informática com computadores à disposição dos alunos para acessar o texto. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias das telas printadas durante o acesso ao texto.
Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.
Referências sobre o assunto:
Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que farão uma leitura diferente: vão analisar o que está ao redor do texto principal.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em pequenos grupos ou duplas no laboratório de informática (de acordo com os recursos de acesso a computadores disponíveis). O trabalho compartilhado exigirá troca de ideias entre os colegas, o que pode auxiliar na análise semiótica, algo provavelmente novo para os alunos. Na ausência de recursos tecnológicos, distribua fotocópias (em cores) das telas printadas durante o acesso ao texto.
- Proponha aos alunos a tarefa do slide. Diga que eles precisam observar (mas não necessariamente ler) o texto e citar, em tópicos, todos os elementos reconhecidos.
- Ao fim da atividade, elenque no quadro os elementos citados pelos alunos da turma toda. Caso os alunos não tenham percebido algum dos elementos previstos, acrescente-o neste momento.
- Tenha certeza de que as três imagens presentes no paratexto da entrevista em questão estejam citadas, pois elas serão analisadas na sequência, na próxima etapa da aula.
- Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.
Materiais complementares: Acesse aqui o texto para a atividade. Para acessar os elementos do paratexto esperados, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua as três imagens elencadas na atividade anterior para os grupos ou duplas de alunos. Alguns grupos analisarão a primeira foto, outros a imagem dos personagens e outros ainda a foto da embalagem de maçãs. Não há problemas que vários grupos analisem a mesma imagem, pois o trabalho sobre um mesmo elemento por grupos diferentes pode enriquecer a observação com novos pontos de vista. Os alunos também deverão, nessa etapa, fazer uma leitura do texto, ainda que não integral e linear.
- Proponha aos alunos a proposta do slide e explique o que se deve fazer em cada um deles:
No item 1, devem descrever a imagem simplesmente. explique que deve ser como se alguém não pudesse ver a imagem, mas pudesse ler a descrição que eles farão e imaginar exatamente do que se trata. Devem falar de cores, quantos elementos há na imagem e como se caracterizam.
No item 2 devem explicar onde a imagem está junto ao texto principal. Devem especificar que texto há nas proximidades, qual o tamanho da imagem e que mensagem a imagem procura passar.
No item 3, devem explicitar a relação da imagem com o texto principal. Devem especificar se é uma relação de reiteração (se reforça ou repete o que é dito no texto), complementação (se acrescenta uma informação àquela presente no texto) ou de oposição (se diz o oposto ao que está escrito no texto).
No item 4, por fim, os alunos devem interpretar o que elencaram nos itens anteriores, pensando que efeito de sentido cada imagem traz para o texto.
Essa proposta é uma adaptação da leitura de signos da semiótica peirceana, cujo olhar se inicia com uma observação descritiva, a que se atribuem sentidos a partir de seu contexto e uma posterior interpretação, movimento que vai do olhar mais objetivo imediato àquele mais interpretativo e profundo.
- Ao final da atividades dos alunos, o professor analisa com a classe toda cada uma das três imagens, recolhendo e complementando as observações dos diversos grupos de alunos.
- Elaboramos um material com uma sugestão de análise semiótica das imagens, que disponibilizamos como material complementar.
Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de análise das imagens, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam negativamente. Caso contrários, explicite que a análise das imagens levantou sentidos por si mesmas e alguns outros no confronto com o texto principal. A entrevista sem esses elementos deixaria de ter alguns desses sentidos, o que acarretaria uma mudança de leitura.
- Caso os alunos tenham dificuldades em perceber essa diferença, exemplifique que a ideia que se faz de Maurício de Souza na leitura do texto juntamente com sua fotografia é muito mais amigável e relaxada do que a que se faz somente a partir do texto, em que se tratam os assuntos de maneira mais séria.