Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oficina de escrita
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Escrita (compartilhada e autônoma)/produção de texto/análise linguística/semiótica (alfabetização).
Dinâmica:
PARTE 1- Introdução- Apresentação da proposta número 1 de escrita: preencher textos lacunados e transcrever, de memória, textos lidos e/ou conhecidos.PARTE 2 - Desenvolvimento - Apresentação da proposta número 2 de escrita: produzir e uma nova canção, tendo como referência o textos lidos e conhecidos.PARTE 3 - Conclusão - Proposta de reflexão coletiva sobre o texto produzido pela turma, considerando procedimentos regulares característicos do processo de escrita.PARTE 4 - Ampliação da proposta da oficina: revisar textos produzidos, tendo como referência as necessidades de aprendizagens relacionadas à escrita da turma.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP06) ( EF02LP13) (EF02LP14) (EF02LP16)
Sobre esta aula:
Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita, em 50 minutos, considerando o desafio apresentado às crianças para que, inicialmente, em grupos, tendo o professor como escriba e mediador, preencham os lacunados dos textos que forem escolhidos para a atividade. Como sugestão, pode ser usado o gênero canção, a fim de que sirva, por exemplo, de referência para disparar o momento “ Sumiço de palavras”. Assim, por meio da interação dinâmica entre os alunos e o professor mediador, as crianças irão refletir, juntas, acerca das palavras que, possivelmente, podem preencher as lacunas apresentadas nos textos.
Desta forma, o professor deve planejar a aula, observando a necessidade de organização do espaço da sala de aula onde ocorrerão as trocas de ideias entre os grupos, a definição do número de crianças por equipes, atentando para os níveis de aquisição de escrita em que se encontram e as etapas de realização da atividade propostas no plano da oficina.
Após desenvolver atividades de preenchimento dos textos lacunados, utilizando o repertório que têm construído de memória, o professor pode, gradativamente, desafiar as crianças em relação às propostas de escrita que ampliem as suas habilidades de leitura e produção textual. Nesta direção, podem ser apresentados desafios de decalque/transcrição de textos, capazes de estimular a turma a imaginar que cada palavra, unida a outras, forma fios que, juntos, dão origem a uma grande rede que é o texto.
Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.
Campos de atuação: Todos os campos/vida cotidiana/vida pública e artístico-literário.
Materiais necessários: Quadro, piloto, palavras escritas em cartolina, caixa de papel, fitas coloridas, barbante.
Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência. Além disso, maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.
Referências sobre o assunto:
http://territoriodobrincar.com.br/
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OBEID, Cézar. Brincantes poemas. São Paulo: Moderna.
PAMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
A palavra contemporânea, ocupando outros espaços:
Laura Guimarães. Disponível em: http://nopassodoroteiro.blogspot.com/. Acesso em: 26 ago 2018.
http://www.coletivomeiofio.com/
Código: LPO2_05ATP01
(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes