13803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre o campo de atuação da oralidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Assembleia

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Mensal

Prática de linguagem priorizada:Oralidade / Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma) / Produção de textos

Dinâmica:Nesta dinâmica, serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1.Elaboração da pauta 2.Organização da sala 3.Revisitar os combinados 4.Revisão da pauta da semana anterior 5.Leitura, discussão e conclusão/sugestão de cada crítica da pauta e registro coletivo das soluções 6. Felicitações 7.Finalização e assinatura.

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP09, EF12LP10, EF15LP10,  EF01LP21, EF15LP13, EF12LP03.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia . O campo de atuação priorizado nessa atividade é Oralidade.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft;

Canetas hidrográficas;

 

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Nos 1º

e 2º anos do ensino fundamental, a pauta temática é construída a partir das necessidades específicas da sala de aula.

 

Dificuldades antecipadas:

Referir-se a pessoas e não aos temas ou conflitos,

Apresentar dificuldades de respeitar a fala do colega sem interrompê-la,

Repetir ideias já mencionadas;

Falta de concentração nos assuntos discutidos;

Relatar fatos que não estão relacionados à pauta;

Medo ou vergonha de expor as  ideias;

Centralizar a discussão em apenas algumas crianças;

Cooperar com o grupo de trabalho.

 

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao 1º ano no site da Revista Escola para compreender a progressão entre o  1º e 2º anos.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar:proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.


Código: LPO2_04ATP01

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas