13803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre o campo de atuação da oralidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Google Meet (tutorial disponível aqui); Google Jamboard (tutorial disponível aqui); Padlet.

- Opcionais: aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou da tela do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui).

Dinâmica da Atividade
Para esta aula, é importante organizar uma aula síncrona, através de videochamada, pelo Google Meet ou outro canal de comunicação. Dessa forma, poderão ser feitos os questionamentos, a discussão e as tomadas de decisão. Você pode utilizar o Padlet, escolhendo o modelo colunas e criando três: Parabéns; Não foi legal e Palpites. Neste momento de aulas remotas, assuma o papel de escriba. Siga as orientações dos slides Dinâmica da Atividade, levando em consideração que esta aula tem a finalidade de promover a participação dos estudantes nas decisões da escola; porém, no momento em que estamos vivemos, é importante reservar um tempo para conversar sobre os sentimentos de ansiedade que experimentamos por causa do confinamento e sobre o papel que a atividade pode assumir. Se não for possível realizar uma aula síncrona, a atividade pode acontecer através de mensagens no WhatsApp, por áudios ou vídeos gravados. É importante cuidar para que todos os estudantes participem desse momento.

Variação da Atividade
Organize uma videochamada pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, crie frames no Google Jamboard e siga as orientações dos slides Variação da Atividade.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_04ATP01

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas