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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre a construção do sistema alfabético

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Letras iniciais das palavras de uma lista de compras

Finalidade da aula: Identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais nas palavras da lista de compras.

 

Materiais necessários: várias folhas de cartolina ou papel pardo, pincel atômico, figuras (clique aqui para acessar o arquivo das figuras) e folhetos/tabloides de supermercado.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro), possivelmente terão dificuldade em saber que letras são necessárias para escrever as palavras, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

 

Referências sobre o assunto:

- Projeto Alfaletrar, encabeçado por Magda Soares (http://alfaletrar.org.br/sobre-o-alfaletrar)
- Vídeo do Ceale Debate (FaE/UFMG) de 24/04/18 - Tema: "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" (https://www.youtube.com/watch?v=dZWRhRN10ts)
- Livro “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
- Livro “Reflexões sobre alfabetização”, de Emilia Ferreiro


Código: LPO1_10ATS01

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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