13800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Comparação de escrita espontânea com a escrita convencional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre análise linguística, semiótica e escrita compartilhada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para se comunicar; 
Impressos disponibilizados na escola para as famílias retirarem ou enviados digitalmente para que imprimam.

- Opcional: Google Meet ou Google Sala de Aula (tutoriais disponíveis aquiaqui).

Introdução
Compartilhe, através de áudio pelo WhatsApp da turma, que a aula será de escrita. Solicite que peguem a letra da canção “A cobra não tem pé”, da aula anterior (LPO1_05ATS01). Siga as orientações de 4 a 7 do slide Introdução do Plano de aula, que solicitam a localização da escrita de PEZINHO, LIMÃO e COBRA.

Desenvolvimento
Solicite que peguem o material desta aula. Abaixo, como prepará-lo e organizá-lo conforme os saberes de cada aluno:


Utilize um envelope ou um saquinho com o nome do aluno para que retirem os materiais na escola, já recortados.
Envie um áudio solicitando que organizem as tarjas sobre uma mesa ou escrevam (os que são Alfabéticos). Será pertinente criar pequenos grupos no WhatsApp, conforme o material que utilizarão, para que você explique exatamente qual é a atividade. Nos grupos menores, você poderá fazer algumas intervenções em áudio para aqueles que precisam de mais ajuda.
Se a aula for online, também será interessante que agende com um grupo de cada vez. Nesse caso, é possível organizar agrupamentos produtivos: Pré-silábicos com Silábicos sem valor sonoro; Silábicos com valor sonoro que utilizam vogais com os que utilizam consoantes ou alternam entre uma e outra; os Silábico-alfabéticos com Silábicos com valor sonoro e os Alfabéticos em outro grupo.

Fechamento
Solicite que, depois que escreverem, tirem uma foto da atividade ou do caderno e a envie apenas para você, e não no grupo de WhatsApp da turma.
Os que estão com as tarjas não precisam fazer a colagem no caderno, apenas sugira que guardem o material no envelope para utilizarem uma próxima vez.
As fotos das produções permitirão que você observe os saberes de cada aluno.

Convite às famílias
A família pode participar acompanhando a criança, mas precisa ser orientada. Lembre os familiares de que não devem fazer pela criança nem corrigi-la se observar algo “errado” nas produções. Explique que aprender a escrever convencionalmente é um processo e o professor precisa conhecer em qual etapa desse processo cada aluno se encontra.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da CRuz Ruiz


Código: LPO1_05ATS02

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas