Atividades para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Recomendação de livro ou filme
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre English Sounds
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.
Sobre esta aula:
Nesta aula, os alunos escreverão a recomendação de um livro ou de um filme favorito, contendo uma breve descrição da história e sua opinião pessoal sobre a obra. Conhecimento prévio necessário: Escrever sobre coisas favoritas - Unidade 09, Aula 02 (no eixo Escrita); Usar o caso genitivo (‘s) - Unidade 09, Aula 03 (no eixo Gramática); Usar adjetivos possessivos - Unidade 09, Aula 04 (no eixo Gramática). As Aulas 03 e 04 da Unidade 9, em que os alunos aprendem a escrever a descrição de um personagem de um livro ou filme favorito, também podem ser um complemento para esta aula.
Preparação para a aula:
Nesta aula, você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input).
Para que você, professor, entenda e se aproprie das características do gênero que será apresentado aos alunos, sugerimos a leitura de dois textos: https://pt.scribd.com/document/221490438/Generos-Textuais-Na-Escola-Indicacao-Literaria (Gêneros textuais na escola: indicação literária) e https://novaescola.org.br/conteudo/6040/escrita-de-recomendacoes-literarias (Escrita de recomendações literárias).
Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, nesta aula os alunos irão escrever a recomendação de um livro ou filme favorito para compartilhar com os colegas de classe. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will write a short text to recommend your favorite book or movie to your classmates.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Antes de começar, proponha um jogo para despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para a aula.
- Pergunte a eles: Can you guess the name of the movies?;
- Divida a turma em duas equipes;
- Peça que quatro representantes de cada equipe venham até a frente da classe, com um caderno e uma caneta;
- Mostre o slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context). Se você não tiver um datashow na sala nem puder fazer uma impressão colorida das imagens, você pode recortar imagens de revistas e/ou jornais;
- Leia os possíveis títulos do filme número 1 (Movie #1);
- Explique que você mostrará três imagens. As equipes terão 15 segundos para adivinhar a qual filme essas imagens se referem e escrever a resposta em uma folha do caderno;
- Mostre as três primeiras imagens e marque o tempo para as equipes escreverem a resposta;
- Após os 15 segundos, peça que as equipes mostrem o caderno com a resposta ao mesmo tempo;
- A equipe que acertar o nome do filme ganha um ponto;
- Repita os procedimentos indicados em (a), (c) e (d) para os outros três filmes;
- Vence a equipe que tiver mais pontos.
Pistas e respostas do jogo: (com respectivas respostas)
Movie #1 - not a bird, not a plane, a super hero (b- Superman)
Movie #2 - world, volcano, destruction (a- 2012)
Movie #3 - night, museum, Manhattan (d- Night at the Museum)
Movie #4 - sea, iceberg, sea ground (c- Titanic)
Fonte:
Not a bird: https://www.pexels.com/photo/white-bird-flying-under-the-blue-and-white-sky-during-daytime-162292/
Not a plane: https://www.pexels.com/photo/air-air-travel-airbus-aircraft-358319/
Super Hero: https://www.pexels.com/photo/boy-child-clouds-kid-346796/
World: https://www.pexels.com/photo/sky-earth-galaxy-universe-2422/
Volcano: https://www.pexels.com/photo/eruption-of-volcano-during-dawn-735647/
Destruction: https://www.pexels.com/photo/clearing-desolation-destruction-fallen-tree-4451/
Night: https://www.pexels.com/photo/full-moon-during-night-time-53153/
Museum: https://www.pexels.com/photo/people-walking-on-wooden-floor-inside-green-walled-building-34633/
Dinosaur: https://www.pexels.com/photo/architecture-bones-building-city-236482/
Ship: https://www.pexels.com/photo/white-cruise-ship-68737/
Iceberg: https://www.pexels.com/photo/iceberg-during-daytime-53389/
Sea ground: https://www.pexels.com/photo/2-divers-on-sea-ground-68767/
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Apresentar o gênero resenha descritiva (com uma estrutura simples).
Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de/ os elementos que compõem os textos.
Orientações:
Os textos apresentados nesta etapa da aula são descrições curtas e claras que fornecem os principais fatos ou ideias sobre obras literárias. Classificamos esses textos, ainda que simples, como resenhas descritivas. Eles contém: Título da obra, autor, breve descrição da trama (contextualização dos personagens e do assunto principal), e classificação indicativa. A resenha usualmente compõe a recomendação literária, texto que os alunos irão produzir no final desta aula.
1) (6’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:
- What is this? (Apontando para a página toda) (Os alunos provavelmente observarão o layout da página, bem como os botões de navegação na tela, e responderão: It is a web page; It is a post on a social network; It is a tweet.)
- Which social networking site was this text taken from? (Espera-se que os alunos respondam: Twitter.) Explique: Twitter is “a social networking site on the internet for communicating with people quickly.” (Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/twitter) (_!_) Nota cultural: O verbo em inglês twitter está relacionado aos pássaros e significa “fazer uma série de sons curtos e altos”, “gorjear”. Entendeu por que a logomarca do Twitter é um pássaro azul? Para saber mais, acesse: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/03/o-que-significa-twitter.html.
- What is this post about? (Espera-se que os alunos identifiquem a imagem da capa de um livro e respondam: It is about a book; It is about a movie/film; I don’t know.)
- What is the title of this book? (Os alunos provavelmente responderão: The Thing About Jellyfish) Do you know the meaning of the word “jellyfish”? (Os alunos provavelmente responderão: “águas-vivas”; I don’t know.) Se os alunos não souberem responder, você pode explicar: (apontando para a imagem da água-viva na capa do livro) Jellyfish are aquatic animals, typically transparent with long tentacles.
- Who is the author of the book? (Os alunos provavelmente responderão: Ali Benjamin)
- Based on the title and the cover, what do you think the book is about? (Os alunos provavelmente levantarão algumas hipóteses interessantes!)
Entregue uma cópia impressa do texto (veja Atividades para impressão - Input) para cada um e pergunte:
- Who published this text on Twitter? (Espera-se que os alunos localizem o nome do perfil que postou o texto e respondam algo parecido com: amightygirl; @amightygirl; A Mighty Girl) Explique aos alunos que A Mighty Girl é um site (https://www.amightygirl.com/) que trabalha com materiais (livros, brinquedos, filmes e músicas) que apoiam e celebram as meninas/ mulheres. Diga: Today you will read three texts taken from A Mighty Girl page on Twitter.
- When was this text published? (Espera-se que os alunos localizem a data da publicação e respondam: On July 11.)
Leia a publicação em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte:
- Who is the main character of the book? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota na primeira linha do texto e responderão: Her name is Suzy.)
- How old is Suzy? (Os alunos provavelmente responderão: She is twelve years old.)
- Who is Franny? (Os alunos provavelmente responderão: She is Suzy’s friend.)
- What happened to Franny? (Espera-se que os alunos identifiquem a palavra death no texto e respondam: She died.) Se eles não conseguirem responder, você pode mostrar a palavra death no texto e explicar o significado.
- How do people usually feel when someone they love dies? (Os alunos provavelmente responderão: They feel sad.) Explique: The word “grief” means “a feeling of great sadness/ desolation, especially caused by someone's death”.
- How does Suzy feel about Franny’s death? (Os alunos provavelmente responderão: She is in grief; She feels sad.)
- According to the text, what does she need to face during this process? (Espera-se que os alunos respondam: the truths about herself and the friendship)
- What age is this book suitable for? (Espera-se que os alunos localizem a idade recomendada para a leitura do livro ao final do texto e respondam: It is suitable for people ten years old or older.)
- Please, raise your hand if you would consider reading this book based on the information in this text. (Veja quantos alunos levantam a mão.) Why? (As respostas dos alunos irão variar. Escolha um ou dois deles para explicar por que leriam esse livro.)
- Volte ao texto e pergunte: How many people on Twitter “liked” this post? (Espera-se que os alunos localizem o número ao lado do ícone de coração no final do texto e respondam: Eleven people.)
Fonte: https://twitter.com/amightygirl/status/1017030640909381633
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Apresentar o gênero resenha descritiva (com uma estrutura simples).
Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de/ os elementos que compõem os textos.
Orientações:
2) (6’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:
- What is this post about? (Espera-se que os alunos identifiquem a imagem da capa de um livro e respondam: It is about a book too.)
- What is the title of this book? (Os alunos provavelmente responderão: Power Play; Mrs. Smith’s Spy School for Girls) Do you know the meaning of the word “spy”? (Os alunos provavelmente responderão: “espião”; I don’t know.) Se os alunos não souberem responder, você pode explicar: James Bond is a spy.
- Who is the author of the book? (Os alunos provavelmente responderão: This information is not visible; I don’t know.) Você pode dizer que o nome da autora deste livro é Beth McMullen.
- Based on the title and the cover, what do you think the book is about? (Os alunos provavelmente levantarão algumas hipóteses interessantes!)
Entregue uma cópia impressa do texto (disponível aqui) para cada um e pergunte:
- Who published this text on Twitter? (Espera-se que os alunos localizem o nome do perfil que postou o texto e respondam algo parecido com: amightygirl; @amightygirl; A Mighty Girl)
- When was this text published? (Espera-se que os alunos localizem a data da publicação e respondam: On August 16.)
Leia a publicação em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte:
- Who is the main character of the book? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota na primeira linha do texto e responderão: Her name is Abby.)
- According to the book cover and the text, what is Abby and her friends’ main activity? (Espera-se que os alunos respondam: They are spies.)
- What is the name of Abby and her friends’ spy group (ring)? (Os alunos provavelmente responderão: the Center)
- What is their official mission? (Os alunos provavelmente responderão: To save the Center.)
- Do Abby and her friends go to school? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.)
- What kind of school do they go to: a day school or a boarding school? (Os alunos provavelmente localizarão a informação específica no texto e responderão: They go to a boarding school.) Certifique-se de que os alunos entenderam o significado de boarding school. Explique: “A ‘boarding school’ is a ‘residential school’ where pupils live and study during the school year. (Fonte: https://study-uk.britishcouncil.org/options/education-system/boarding-schools)
- What type of book is “Power Play”: a mystery or an adventure? (Os alunos provavelmente responderão: It is an adventure.)
- Who likes adventure books here, please, raise your hand. (Veja quantos alunos levantam a mão.)
- What age is this book suitable for? (Espera-se que os alunos localizem a idade recomendada para a leitura do livro ao final do texto e respondam: It is suitable for people from nine to thirteen.)
- Please, raise your hand if you would consider reading this book based on the information in this text. (Veja quantos alunos levantam a mão.) Why? (As respostas dos alunos irão variar. Escolha um ou dois deles para explicar por que leriam esse livro.)
- Volte ao texto e pergunte: How many people on Twitter “liked” this post? (Espera-se que os alunos localizem o número ao lado do ícone de coração no final do texto e respondam: Twenty-two people.)
Fonte: https://twitter.com/amightygirl/status/1030057353691979777
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Apresentar o gênero resenha descritiva (com uma estrutura simples).
Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de/ os elementos que compõem os textos.
Orientações:
3) (8’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:
- What is this post about? (Espera-se que os alunos identifiquem a imagem da capa de um livro e respondam: It is about a book too.)
- What is the title of this book? (Os alunos provavelmente responderão: The Miscalculations of Lightning Girl) Do you know the meaning of the word “miscalculation”? (Os alunos provavelmente responderão: “erro de cálculo”; I don’t know.) Se os alunos não souberem responder, você pode explicar: This is a miscalculation: 1 + 1 = 3. Do you know the meaning of the word “lightning”? (Os alunos provavelmente responderão: “relâmpago”; I don’t know.) Se os alunos não souberem responder, você pode explicar: A lightning is the flashing of light produced by a discharge of atmospheric electricity.
- Who is the author of the book? (Os alunos provavelmente responderão: Stacy McAnulty.)
- Based on the title and the cover, what do you think the book is about? (Os alunos provavelmente levantarão algumas hipóteses interessantes!)
Entregue uma cópia impressa do texto (veja Atividades para impressão - Input) para cada um e pergunte:
- Who published this text on Twitter? (Espera-se que os alunos localizem o nome do perfil que postou o texto e respondam algo parecido com: amightygirl; @amightygirl; A Mighty Girl)
- When was this text published? (Espera-se que os alunos localizem a data da publicação e respondam: On June 30.)
Leia a publicação em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte:
- Who is the main character of the book? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota na primeira linha do texto e responderão: Her name is Lucy.)
- What school subject is Lucy skilled at? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da matéria e responderão: math) Se eles tiverem dificuldade para responder, acrescente: Is she a genius in science or in math? (Os alunos provavelmente responderão: She is a genius in math.)
- How did she gain these skills in math? (Espera-se que os alunos respondam: She was struck by a lightning.)
- Does Lucy go to school? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.)
- What school level is she in? (Os alunos provavelmente responderão: She is in middle school.)
- Do you think a person who is a genius in math needs to go to school? Why? (As respostas dos alunos irão variar) Diga: According to the text, “there are still things she can learn from middle school”.
- What age is this book suitable for? (Espera-se que os alunos localizem a idade recomendada para a leitura do livro ao final do texto e respondam: It is suitable for people from nine to thirteen years old.)
- Please, raise your hand if you would consider reading this book based on the information in this text. (Veja quantos alunos levantam a mão.) Why? (As respostas dos alunos irão variar. Escolha um ou dois deles para explicar por que leriam esse livro.)
- Volte ao texto e pergunte: How many people on Twitter “liked” this post? (Espera-se que os alunos localizem ao lado do ícone de coração no final do texto e respondam: Twelve people.)
- If you could choose one of the three books you read about, which would you actually like to read? (As respostas dos alunos irão variar.) Peça que os alunos que escolheriam o primeiro livro levantem a mão, conte quantos são e anote o número no quadro. Faça o mesmo com o segundo e o terceiro livros.
4) Pergunte:
- Do you like reading books? (As respostas dos alunos podem variar.)
- How do you choose the books you read? (As respostas dos alunos podem variar.)
- How often do you ask friends or search for any kind of recommendation on good/interesting books to read? (As respostas dos alunos podem variar.)
- Where do we usually find book recommendations? (Espera-se que os alunos respondam: on the internet; on YouTube; on magazines; on newspapers)
Fonte: https://twitter.com/amightygirl/status/1013138154352730112
Output
Tempo sugerido: 18 minutos.
Propósito: Escrever uma recomendação/ indicação de livro ou filme favorito.
Expectativa: Que os alunos escrevam um texto recomendando seu livro ou filme favorito para os colegas de classe.
Orientações:
Nesta etapa da aula os alunos irão produzir recomendações literárias. Como explicamos na etapa anterior, a resenha (título da obra, autor, breve descrição da trama, e classificação indicativa) compõe a recomendação literária.
- Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e leia as orientações para os alunos;
- Explique que eles irão escrever um texto recomendando seu livro ou filme favorito para os colegas de classe;
- Destaque como eles podem iniciar as frases e as informações que o texto deve conter (título do livro/ filme, autor/ diretor, breve descrição do que acontece na história e indicação do público recomendado). Diga a eles que usem como base os três textos lidos no Input para escrever a parte do summary, acrescentando também sua opinião pessoal sobre o livro ou filme escolhido. Por isso, os alunos devem escrever sobre livros ou filmes que já leram/assistiram.
Material complementar:
- Sugerimos que esta atividade seja complementada na aula seguinte:
- Solicite que os alunos tragam uma imagem impressa da capa do livro ou do pôster do filme sobre o qual escreveram;
- Entregue a cada um uma folha de sulfite (se possível, colorida);
- Eles irão montar cartazes contendo a imagem do livro/filme e a recomendação escrita nesta aula;
- À medida que os alunos forem terminando, recolha os trabalhos e cole-os no quadro ou nas paredes com fita adesiva;
- Os alunos, agora, irão levantar-se e ir até o quadro com caderno e lápis na mão. Eles irão ler as recomendações dos colegas e escolher dois ou três livros e/ou filmes que eles gostariam de ler/ assistir.
- Caso você use uma conta para a sua sala em uma rede social (Twitter, Instagram, Facebook ou outra) e os alunos tenham acesso à internet na escola ou em casa, você pode sugerir que eles publiquem as recomendações online. Para dicas de como usar o Twitter e outras redes sociais em sala de aula, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/9904/como-usar-o-twitter-na-sala-de-aula e http://porvir.org/30-dicas-para-ensinar-ajuda-das-redes-sociais/.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler uma resenha de livro e escrever uma recomendação em inglês.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam, e de que foram capazes de ler e escrever uma recomendação/ indicação literária em língua inglesa em um contexto real!
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Read book summaries
- OUTPUT: Write a recommendation of a favorite book or movie
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes