13795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras

Finalidade da aula :Aprender o alfabeto e a sua ordem com o apoio de nomes de brinquedos, brincadeiras e um jogo da memória.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Materiais necessários:

  1. Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
  2. Impressão de atividade e painel (documentos anexos nos próximos slides)

Dificuldades antecipadas:

  1. Podem surgir dificuldades para ler:
    1. Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
    2. Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.

Referências sobre o assunto:

  1. Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
  2. Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
  3. Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
  4. Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
  5. Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
  6. Textos:
    1. https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
    2. https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
    3. https://www.google.com/url?q=http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro03/LTAA03_004.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNGDG0MLwF92aMDEfBHdgZ0xOcYFjg
    4. https://www.google.com/url?q=https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40140/1/01d16t05.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNEEd3y5tMMK43yiOym3vg07IM1T4A


Código: LPO1_03ATS03

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas