13795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como o WhatsApp;

- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio à turma, pelo WhatsApp, explicando que a atividade será sobre a ordem das letras do nosso alfabeto. Lembre-os dessa ordem enviando, em forma de texto, o alfabeto com as letras maiúsculas. Digite com um espaço entre elas: A B C D E… W X Y Z. Na sequência, encaminhe um áudio pronunciando pausadamente e com clareza as letras.
Envie outro áudio explicando que, a seguir, receberão uma canção muito legal, do Grupo Palavra Cantada, e oriente-os a ouvir e assistir ao videoclipe, disponível aqui, mais de uma vez, para observar quais brinquedos e brincadeiras são citados.

Se utilizar o Google Jamboard, efetue todos os encaminhamentos como se estivesse utilizando a lousa da sala de aula. Veja como utilizá-lo no tutorial disponível aqui.

Desenvolvimento
Envie um áudio solicitando a colaboração da turma para fazer uma lista com os nomes dos brinquedos e brincadeiras. Cada criança pode dizer ou escrever as palavras.

Atenção: mesmo que a criança escreva na hipótese pré-silábica ou silábica, aceite a participação dela sem qualquer comentário. Será interessante solicitar que ela leia apenas para você, professor, o que escreveu, a fim de observar as reflexões sobre a escrita delas – entretanto, faça-o apenas se você achar pertinente, já que o foco da atividade é o alfabeto, não a escrita.

Elabore uma lista com as sugestões da turma. Lembre-se de utilizar letra maiúscula e organizar o texto em formato de lista, escrevendo convencionalmente todas as sugestões. Na sequência, envie um áudio elogiando a participação de todos, explicando que você irá escolher algumas das palavras para que as reescrevam na ordem alfabética. Envie novamente o alfabeto. Escolha 5 palavras da lista elaborada para que os alunos as reescrevam em ordem alfabética, digite-as em formato de lista (sem ordenar alfabeticamente) e as envie.
Nessa etapa, é possível considerar os saberes dos alunos e encaminhar palavras que comecem com a mesma letra para os mais avançados, por exemplo.
Oriente as crianças com áudios, incentivando a participação e dando algumas dicas, como descrito no slide 6 do plano. Explique que devem digitar e enviar a você, professor, e que digitar é o mesmo que escrever com lápis e papel.

Fechamento
Faça um fechamento dando um feedback, através de áudio pelo WhatsApp, à turma toda ou a cada aluno, se for o caso. É importante que você valorize a produção deles: não é momento de corrigir, e sim de observar os saberes de cada aluno para replanejar a mesma atividade considerando o desempenho que tiveram nessa.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nas várias etapas da atividade. Caso você considere que a família pode intervir demais ou fazer pela criança, será interessante explicar a importância do protagonismo do aprendiz e como os familiares podem contribuir para a aprendizagem dos pequenos.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03ATS03

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas