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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alfabeto: letras e ordem alfabética - reflexão sobre a escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre a escrita, por meio de uma brincadeira de forca, conhecendo as letras do alfabeto e sua ordem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Alfabeto: letras e ordem alfabética - reflexão sobre a escrita

Finalidade da aula: Fazer refletir sobre a escrita, por meio de uma brincadeira de forca, conhecendo as letras do alfabeto e sua ordem.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer refletir sobre a escrita (qual letra usar e onde colocá-la), por meio de uma brincadeira de forca, além de conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.

Materiais necessários:

  1. Livro paradidático com tema “alfabeto”. Sugestões: “Palavras, muitas palavras” de Ruth Rocha, “Jardim Zoilógico” de Carlos Pimentel ou “A festa das letras” de Cecília Meireles e Josué de Castro.
  2. Quadro para registro da brincadeira de forca. Clique aqui e verifique o modelo.
  3. Painel com nome dos estudantes em ordem alfabética, escrito com letra de forma maiúscula.
  4. Painel com o alfabeto completo em ordem e escrito com letra de forma maiúscula. Clique aqui e acesse o arquivo.
  5. Um saquinho com palavras impressas para serem sorteadas e usadas na brincadeira de forca. Clique aqui e acesse o arquivo.

Dificuldades antecipadas:

  1. Crianças que não lêem convencionalmente podem apresentar mais dificuldades, por isso, é importante que a cada letra preenchida corretamente na palavra toda a turma faça o movimento de ler e verificar como a palavra ficou até aquele momento.
  2. Crianças com hipótese de escrita pré-silábica ou silábica sem valor sonoro podem sentirem-se inseguras em dizer uma letra por não ter a habilidade de relacionar sons e grafias. Leia novamente a dica e como a palavra está até aquele momento com as letras encontradas. Mostre o alfabeto exposto na sala e diga que ela pode escolher qualquer uma daquelas letras.

Referências sobre o assunto:

  1. Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
  2. Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
  3. Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
  4. Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
  5. Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.

Referência de paradidáticos

ROCHA, R.Palavras, muitas palavras.São paulo:Quinteto, 1998.


Código: LPO1_03ATS02

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


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