13790
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de uma entrevista: sentidos globais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre leitura de uma entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Sorteador (disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a leitura de uma entrevista de forma mais aprofundada. Anuncie que essa entrevista é com o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Peça que os alunos se organizem em duplas e lhes dê um prazo para enviar os nomes de cada dupla. Com os nomes em mãos, faça o sorteio dos temas da entrevista entre as duplas usando, se quiser, um sorteador online (disponível aqui). Encaminhe por escrito o resultado do sorteio. Os temas são:
- A produção de um filme;
- Crise econômica;
- Longa duração da Turma da Mônica;
- Internet;
- Religião;
- Agressividade;
- Produtos da marca;
- Intolerância ao estrangeiro;
- Diferenças culturais entre países.

Envie também a entrevista e oriente cada dupla a fazer um comentário resumindo a opinião do cartunista sobre cada assunto. Estabeleça um prazo e um meio de compartilhamento dos trabalhos (sugestão: Google Drive).

Desenvolvimento
Acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia os resumos de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário por escrito em cada trabalho e peça para os alunos lerem as produções das outras duplas.

Fechamento
Envie um áudio para finalizar esta aula, comentando que, a partir da síntese dos pontos de vista do autor sobre cada tema, é possível traçar um perfil do cartunista, imaginar como ele é e o que pensa. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisar entrevistas no YouTube com o cartunista Maurício de Sousa, pois é bastante interessante que conheçam o “pai” da Turma da Mônica e de personagens tão queridos, que estiveram presentes na infância de tantos brasileiros. Indique também o filme “Laços” para que assistam em família, caso tenham a possibilidade. As famílias que quiserem podem postar fotos desses momentos no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA02

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas