13790
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de uma entrevista: sentidos globais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre leitura de uma entrevista

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Fotocópias da entrevista com Maurício de Souza (Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018);
  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela (caso não disponha de recursos tecnológicos, gibis e/ou tirinhas da Turma da Mônica);
  • Fotocópias das fichas com temas (para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui);
  • Um mural afixado na sala de aula (Pode ser produzido com papel pardo, por exemplo).

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.

Referências sobre o assunto:

Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete o slide com o tema da aula para os alunos e diga que trabalharão com uma leitura sobre o criador da Turma da Mônica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Acesse o portal da Turma da Mônica e projete-o aos alunos (“Turma da Mônica”. http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/. Acesso em 02 de setembro de 2018). Caso não disponha de recursos tecnológicos,opte por levar alguns gibis e tirinhas da Turma da Mônica para a sala de aula.
  • Proponha aos alunos as perguntas do slide.
  • Incentive-os a explicitarem que conhecimentos têm sobre a Turma da Mônica e sobre Maurício de Souza. O objetivo dessa fase da aula é aguçar a curiosidade para a leitura posterior e conhecer o repertório dos alunos com um movimento de discussão que vá de algo que eles provavelmente conhecem (os personagens) para a novidade (o seu criador). Use perguntas como: Que personagens conhecem? Como eles são? Vocês têm um preferido? Acham que algum personagem existe na vida real? Sabem quem os criou? Sabem como se chama a profissão dele?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

  • Diga aos alunos que lerão uma entrevista com o Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica;
  • Divida a classe em pequenos grupos (3 a 4 integrantes). A proposta de trabalhos em grupo visa a aprendizagem cooperativa e a troca de ideias entre os alunos, que pode ser muito produtiva na tarefa proposta, cujo objetivo menos explícito é o de desenvolver estratégias de leitura;
  • Distribua a cada grupo a entrevista impressa e um maço de fichas (material complementar) com os temas a serem analisados;
  • Explique que os alunos devem ler o texto com o seguinte objetivo: Selecionar, das fichas distribuídas, quais apresentam temas abordados na entrevista;
  • A tarefa de selecionar os temas os levará a uma leitura mais rápida, podendo até não ser linear. Procure não determinar como cada grupo lerá o texto, mas os estimule a decidir como organizar a leitura para atingir aquele objetivo no pouco tempo disponível.
  • Sugira opções, caso os alunos não saibam como iniciar (um lê em voz alta e os outros ouvem e vão analisando as cartas; todos procuram palavras-chave sobre os temas correndo os olhos pelo texto; cada integrante lê uma parte do texto e verifica quais temas estão presentes naquela passagem; etc). A decisão precisa ser tomada pelos alunos para que sejam eles os protagonistas do desenvolvimento das estratégias de leitura.
  • Ao final da atividade, verifique, por meio de uma discussão com toda a classe, quais foram as fichas selecionadas. Afixe-as no mural, para que todos os alunos possam ver.

Materiais complementares:

Para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui.

Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Designe cada tema selecionado a um grupo da classe. Essa divisão possibilitará uma otimização do tempo e um olhar mais atento dos alunos para um aspecto específico do texto;
  • Explique que agora cada grupo deve anotar qual a opinião de Maurício de Souza sobre o tema a ele designado com suas próprias palavras. Para evitar cópia do texto, estimular a reflexão sobre ele e a sua paráfrase pelos alunos, atribua um máximo de palavras permitidas na ficha (20 palavras, por exemplo);
  • Se necessário, defina brevemente o que é uma opinião. Explique que se trata de uma forma de ver uma determinada questão, o que se pensa a respeito, o que se julga correto ou verdadeiro.
  • Ao final dessa atividade, peça que um aluno de cada grupo leia o tema e a opinião anotada. Verifique, com a participação de toda a classe, a validade das informações, e eventuais sugestões para a reformulação do texto escrito;
  • Distribua uma ficha em branco para cada grupo. Cada grupo registra a versão final do texto produzido.
  • Peça que cada grupo afixe suas fichas (opinião) no mural da classe.

Materiais complementares: Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Projete e proponha aos alunos a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam afirmativamente, já que o mural, visível a todos, conterá a síntese dos principais temas tratados. Caso contrário, procure mostrar que o mural criado contém uma síntese dos pensamentos desenvolvidos na entrevista, e que eles seriam capazes de comentar brevemente sobre o que Maurício de Souza fala na entrevista e o que pensa.
  • Procure evidenciar para os alunos o tipo de leitura que eles acabaram de realizar. Trata-se de uma leitura mais superficial com objetivo bem marcado: uma compreensão global/geral. A partir das atividades propostas nesta aula, os alunos não fazem uma leitura detalhada, linear. Pelo contrário, para procurar os temas e as opiniões devem focar em algumas passagens e passar superficialmente por outras, reler trechos em ordem diversa à proposta pelo autor, ou ainda procurar por palavras-chave. Explicite para os alunos que esta é uma leitura possível, dependendo dos objetivos que se tem quando se lê o texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Fotocópias da entrevista com Maurício de Souza (Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018);
  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela (caso não disponha de recursos tecnológicos, gibis e/ou tirinhas da Turma da Mônica);
  • Fotocópias das fichas com temas (para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui);
  • Um mural afixado na sala de aula (Pode ser produzido com papel pardo, por exemplo).

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.

Referências sobre o assunto:

Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete o slide com o tema da aula para os alunos e diga que trabalharão com uma leitura sobre o criador da Turma da Mônica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Acesse o portal da Turma da Mônica e projete-o aos alunos (“Turma da Mônica”. http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/. Acesso em 02 de setembro de 2018). Caso não disponha de recursos tecnológicos,opte por levar alguns gibis e tirinhas da Turma da Mônica para a sala de aula.
  • Proponha aos alunos as perguntas do slide.
  • Incentive-os a explicitarem que conhecimentos têm sobre a Turma da Mônica e sobre Maurício de Souza. O objetivo dessa fase da aula é aguçar a curiosidade para a leitura posterior e conhecer o repertório dos alunos com um movimento de discussão que vá de algo que eles provavelmente conhecem (os personagens) para a novidade (o seu criador). Use perguntas como: Que personagens conhecem? Como eles são? Vocês têm um preferido? Acham que algum personagem existe na vida real? Sabem quem os criou? Sabem como se chama a profissão dele?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

  • Diga aos alunos que lerão uma entrevista com o Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica;
  • Divida a classe em pequenos grupos (3 a 4 integrantes). A proposta de trabalhos em grupo visa a aprendizagem cooperativa e a troca de ideias entre os alunos, que pode ser muito produtiva na tarefa proposta, cujo objetivo menos explícito é o de desenvolver estratégias de leitura;
  • Distribua a cada grupo a entrevista impressa e um maço de fichas (material complementar) com os temas a serem analisados;
  • Explique que os alunos devem ler o texto com o seguinte objetivo: Selecionar, das fichas distribuídas, quais apresentam temas abordados na entrevista;
  • A tarefa de selecionar os temas os levará a uma leitura mais rápida, podendo até não ser linear. Procure não determinar como cada grupo lerá o texto, mas os estimule a decidir como organizar a leitura para atingir aquele objetivo no pouco tempo disponível.
  • Sugira opções, caso os alunos não saibam como iniciar (um lê em voz alta e os outros ouvem e vão analisando as cartas; todos procuram palavras-chave sobre os temas correndo os olhos pelo texto; cada integrante lê uma parte do texto e verifica quais temas estão presentes naquela passagem; etc). A decisão precisa ser tomada pelos alunos para que sejam eles os protagonistas do desenvolvimento das estratégias de leitura.
  • Ao final da atividade, verifique, por meio de uma discussão com toda a classe, quais foram as fichas selecionadas. Afixe-as no mural, para que todos os alunos possam ver.

Materiais complementares:

Para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui.

Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Designe cada tema selecionado a um grupo da classe. Essa divisão possibilitará uma otimização do tempo e um olhar mais atento dos alunos para um aspecto específico do texto;
  • Explique que agora cada grupo deve anotar qual a opinião de Maurício de Souza sobre o tema a ele designado com suas próprias palavras. Para evitar cópia do texto, estimular a reflexão sobre ele e a sua paráfrase pelos alunos, atribua um máximo de palavras permitidas na ficha (20 palavras, por exemplo);
  • Se necessário, defina brevemente o que é uma opinião. Explique que se trata de uma forma de ver uma determinada questão, o que se pensa a respeito, o que se julga correto ou verdadeiro.
  • Ao final dessa atividade, peça que um aluno de cada grupo leia o tema e a opinião anotada. Verifique, com a participação de toda a classe, a validade das informações, e eventuais sugestões para a reformulação do texto escrito;
  • Distribua uma ficha em branco para cada grupo. Cada grupo registra a versão final do texto produzido.
  • Peça que cada grupo afixe suas fichas (opinião) no mural da classe.

Materiais complementares: Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Projete e proponha aos alunos a pergunta do slide. Espera-se que os alunos respondam afirmativamente, já que o mural, visível a todos, conterá a síntese dos principais temas tratados. Caso contrário, procure mostrar que o mural criado contém uma síntese dos pensamentos desenvolvidos na entrevista, e que eles seriam capazes de comentar brevemente sobre o que Maurício de Souza fala na entrevista e o que pensa.
  • Procure evidenciar para os alunos o tipo de leitura que eles acabaram de realizar. Trata-se de uma leitura mais superficial com objetivo bem marcado: uma compreensão global/geral. A partir das atividades propostas nesta aula, os alunos não fazem uma leitura detalhada, linear. Pelo contrário, para procurar os temas e as opiniões devem focar em algumas passagens e passar superficialmente por outras, reler trechos em ordem diversa à proposta pelo autor, ou ainda procurar por palavras-chave. Explicite para os alunos que esta é uma leitura possível, dependendo dos objetivos que se tem quando se lê o texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano