Fichas com temas
Fichas com temas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.
Referências sobre o assunto:
Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete o slide com o tema da aula para os alunos e diga que trabalharão com uma leitura sobre o criador da Turma da Mônica.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui.
Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Sorteador (disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a leitura de uma entrevista de forma mais aprofundada. Anuncie que essa entrevista é com o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Peça que os alunos se organizem em duplas e lhes dê um prazo para enviar os nomes de cada dupla. Com os nomes em mãos, faça o sorteio dos temas da entrevista entre as duplas usando, se quiser, um sorteador online (disponível aqui). Encaminhe por escrito o resultado do sorteio. Os temas são:
- A produção de um filme;
- Crise econômica;
- Longa duração da Turma da Mônica;
- Internet;
- Religião;
- Agressividade;
- Produtos da marca;
- Intolerância ao estrangeiro;
- Diferenças culturais entre países.
Envie também a entrevista e oriente cada dupla a fazer um comentário resumindo a opinião do cartunista sobre cada assunto. Estabeleça um prazo e um meio de compartilhamento dos trabalhos (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia os resumos de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário por escrito em cada trabalho e peça para os alunos lerem as produções das outras duplas.
Fechamento
Envie um áudio para finalizar esta aula, comentando que, a partir da síntese dos pontos de vista do autor sobre cada tema, é possível traçar um perfil do cartunista, imaginar como ele é e o que pensa. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisar entrevistas no YouTube com o cartunista Maurício de Sousa, pois é bastante interessante que conheçam o “pai” da Turma da Mônica e de personagens tão queridos, que estiveram presentes na infância de tantos brasileiros. Indique também o filme “Laços” para que assistam em família, caso tenham a possibilidade. As famílias que quiserem podem postar fotos desses momentos no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Leitura de uma entrevista: sentidos globais
Finalidade da aula: Compreender os sentidos globais de uma entrevista (temas abordados, perfil do entrevistado e do entrevistador e seus pontos de vista sobre o conteúdo abordado).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP03
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.
Referências sobre o assunto:
Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: