13789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução ao gênero entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema, inclua a Introdução, utilizando as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Encaminhe aos alunos via WhatsApp ou email as imagens do slide Introdução ou de outros grafites a sua escolha. Peça que os alunos anotem suas reflexões sobre as perguntas feitas em seus cadernos ou em algum aplicativo/programa de edição de texto, para que possa ser compartilhado depois.

Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, diga que eles devem ler o texto compartilhado (envie-o via link no WhatsApp ou por e-mail). Leia o título do texto e pontue que é uma entrevista com um grafiteiro. Peça que os alunos se atentem aos outros elementos além da entrevista em si: a foto, o vídeo disponibilizado, os demais links e hiperlinks relacionados. Faça a sugestão para que os alunos se organizem em duplas e realizem as atividades que estão no segundo slide de Desenvolvimento do plano. Cada dupla deverá dar conta das atividades A e B, escrevendo as respostas em um doc ou fotografando o caderno e enviando via WhatsApp ou e-mail. Fica como sugestão o uso do Padlet com a turma: lá, eles podem postar suas respostas às questões em um mural compartilhado. Você também pode alimentar o Padlet com fotos de grafites e outras entrevistas. Estabeleça um prazo para que entreguem essas atividades e enviem também as anotações feitas na Introdução, e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Após ler as produções dos alunos, feche esta aula compartilhando, via e-mail, as produções das duplas. Se você utilizou o Padlet, todas as produções já estarão lá. Envie um áudio comentando as produções e realize as duas questões propostas no slide de Fechamento. Diga que os alunos deverão elaborar individualmente respostas às duas questões com base no que aprenderam com esta aula e compartilhá-las via e-mail ou Padlet. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meet, seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.

Convite às famílias
É possível sugerir que a família converse sobre o gênero entrevista, iniciando a conversa com as seguintes questões: alguém da família já foi entrevistado? Como foi? Lembram de alguma entrevista na TV (ou outro meio) que tenha sido marcante ou polêmica por algum motivo? Se pudesse escolher alguém para entrevistar, quem escolheria e por quê? As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um áudio ou um vídeo contando como foi essa conversa, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola. Também poderão enviar o relato por escrito, se preferirem.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA01

(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas