13787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias esportivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert



Título da aula: 
Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero

Finalidade da aula: 
Exercitar e sistematizar as descobertas sobre os elementos que compõem o gênero  notícia de esportes, por meio de proposta de atividade prática.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia de esportes

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: uma notícia de esportes retirada de jornais impressos ou revistas, xerografada e recortada em várias partes, em quantidade suficiente para a realização do trabalho em grupos.

Informações sobre o gênero: trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em organizar todas as partes da notícia de modo coerente; dificuldade em conceituar os elementos que compõem a notícia de esportes; dificuldade com o vocabulário empregado.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A. Não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. Gêneros de texto: caracterização e ensino. (orgs.) Uberlândia: Edufu, 2008. pp. 299-346.

Site:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249. Acesso em 10 nov. 2018.


Código: LPO6_01SQA05

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas