13785
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez

POR: Simone Carvalho De Vellasco 26/11/2018
Código: LPO1_02SQA05

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 folha A4 para cada grupo com as imagens do conto impressas; texto do conto impresso para leitura do professor; materiais diversos para os jogos (memória, charadas, letras móveis, caça-palavras e bingo).

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Pergunte às crianças se elas se recordam do conto lido na aula anterior, “A casa que Pedro fez” e diga que vão jogar com as palavras deste conto.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de 4 crianças. Para isso, agrupe-as de acordo com as necessidades de aprendizagem e níveis de leitura e escrita próximos para que as atividades propostas possam trazer desafios possíveis, mas permitindo que todos participem de forma cooperativa.
  • Projete as imagens do slide ou faça cópias em folha A4 para cada grupo.
  • Faça a leitura do conto, pausando a cada palavra da sequência acumulativa apresentada no início de cada parágrafo.
  • Peça para que as crianças apontem as imagens na medida em que surgem no texto: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro.
  • Observe os apontamentos dos grupos, confirmando as respostas ou questionando caso não seja a palavra do parágrafo.
  • Proceda assim com o conto na íntegra.

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem ter dificuldades em participar de maneira cooperativa, partilhando com seus colegas de grupo a atividade e permitindo que todos possam opinar.

Converse inicialmente com as crianças e proponha que para um trabalho em grupo é preciso respeitar a opinião dos colegas e permitir que todos participem, dividindo a atividade. Diga que esta é uma atividade para recordar as palavras e a sequência em que surgem no conto. Não há problemas se um colega apontar uma imagem que não esteja no parágrafo. Os demais podem orientá-lo, apresentando a imagem correta.

Outra dificuldade é encontrar dificuldades em compreender as pausas e localizar as palavras.

Caso observe isso, localize a primeira ou as primeiras palavras coletivamente. Leia o parágrafo, peça às crianças que localizem, observe suas hipóteses, questione-as se seria esta a melhor opção e aponte para aqueles grupos com dificuldades a palavra correta da sequência,

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mantenha as crianças organizadas nos grupos de 4 componentes. Caso sua turma seja maior você pode repetir um dos jogos para mais de um grupo.
  • Diga que cada grupo irá jogar um jogo com as palavras do conto.
  • Faça combinados para a condução dos jogos, por exemplo, defina quem irá iniciar, que é necessário respeitar a vez do colega jogar e esperar a sua vez e cuidar da organização dos materiais nas mesas para que nenhuma ficha se perca.
  • Entregue para cada grupo o material de um jogo e as orientações escritas: jogo da memória com imagens e escrita das palavras. para encontrarem os pares; cartões com charadas sobre as palavras; tabela para a composição das palavras com letras móveis; cruzadinha; bingo com a escrita das palavras.
  • Diga que podem explorar estes materiais até sua orientação.
  • Passe em cada grupo, observando a exploração dos materiais.
  • Leia com cada grupo as orientações do jogo:

a) Jogo da memória - Materiais: 22 cartões com imagens e escrita de cada palavra em pares. Orientações: Os cartões devem ser embaralhados e virados sobre uma mesa, com as imagens escondidas, lado a lado. Define-se uma criança para iniciar. A criança deve virar dois cartões e ler a palavra. Caso os dois cartões tenham a mesma imagem, a criança ganha este cartão como um ponto. Caso sejam diferentes, deve recolocar os cartões no mesmo lugar de onde tirou, virados com as imagens escondidas. Passa a vez para outro colega que vira dois cartões. Ganha aquele que conseguir mais pares.

b) Charadas - Material: 11 cartões com perguntas e 11 cartões com respostas sobre as palavras. Orientações: Colocar no centro da mesa os cartões empilhados com as charadas viradas para baixo. Definir uma criança para começar. Retirar um cartão do monte e ler a pergunta/ charada. As demais crianças devem dizer a palavra que responde à pergunta/ charada. Podem conferir as respostas nos cartões correspondentes.

c) Escrita das palavras com letras móveis - Materiais: 4 tabelas com 3 imagens das palavras do conto e lacunas; cartões com letras para escrita das palavras. Orientações: Cada criança do grupo escolhe uma tabela. As letras devem ser colocadas no centro da mesa para uso de todos do grupo. Cada criança deve compor as palavras utilizando as letras do alfabeto. Assim que todos concluírem suas cartelas, poderão trocar com os colegas, para compor outras palavras.

d) Diagrama de palavras - Materiais: 1 folha A4 para cada criança do grupo com uma tabela de letras e uma lista das palavras, onde poderão encontrar as palavras do conto. Orientações: Cada criança usando o lápis deve localizar e envolver com uma linha as palavras do conto. Para isso, poderão recorrer à lista de palavras abaixo da tabela.

e) Bingo das palavras do conto - Materiais: Cartelas variadas com palavras do conto; bolinhas de papel para marcação do bingo ou fichinhas de papel; saco com cartões com as palavras do conto. Orientações: Diga para as crianças definirem o colega que vai sortear as palavras do bingo. As outras 3 crianças devem escolher uma cartela. A criança sorteia um cartão com uma imagem e fala a palavra para os colegas. Os demais devem verificar se tem esta palavra em suas cartelas e marcar usando as bolinhas ou fichinhas de papel. O jogo encerra quando um dos colegas marcar todas as palavras de sua cartela.

  • Acompanhe e apoie os grupos.

Dificuldades antecipadas/ intervenções: Inicialmente, é possível que as crianças não consigam se organizarem com autonomia para brincarem com o jogo proposto para seu grupo.

Ao entregar os materiais, reforce com as crianças os combinados. Acompanhe a manipulação e oriente as crianças para se organizarem, definindo com eles quem irá começar, orientando a distribuição dos materiais. Caso necessário, retome as regras nos grupos que apresentarem dúvidas. Jogue com estes grupos uma vez, ou quantas forem necessárias, até que as crianças compreendam a regra.

Durante os jogos os alunos podem ter dificuldades na identificação, leitura, escrita e composição das palavras.

Oriente as crianças, questionando sobre a letra e o som inicial para a leitura e escrita das palavras. Aponte as imagens das palavras como referência para a leitura e escrita. Caso necessário, faça a leitura com eles ou coloque algumas letras que compõem as palavras e peça que complementem.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, os alunos organizarão uma lista de palavras do conto, que ficará exposta em um mural da sala para futuras consultas. Peça às crianças que recordem as palavras que trabalharam nos jogos.
  • Convide uma dupla por vez para escrever uma das palavras no quadro ou numa folha para a listal, a medida em que surgem durante a leitura
  • A lista deve conter as seguintes palavras: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 folha A4 para cada grupo com as imagens do conto impressas; texto do conto impresso para leitura do professor; materiais diversos para os jogos (memória, charadas, letras móveis, caça-palavras e bingo).

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Pergunte às crianças se elas se recordam do conto lido na aula anterior, “A casa que Pedro fez” e diga que vão jogar com as palavras deste conto.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de 4 crianças. Para isso, agrupe-as de acordo com as necessidades de aprendizagem e níveis de leitura e escrita próximos para que as atividades propostas possam trazer desafios possíveis, mas permitindo que todos participem de forma cooperativa.
  • Projete as imagens do slide ou faça cópias em folha A4 para cada grupo.
  • Faça a leitura do conto, pausando a cada palavra da sequência acumulativa apresentada no início de cada parágrafo.
  • Peça para que as crianças apontem as imagens na medida em que surgem no texto: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro.
  • Observe os apontamentos dos grupos, confirmando as respostas ou questionando caso não seja a palavra do parágrafo.
  • Proceda assim com o conto na íntegra.

Dificuldades antecipadas e intervenções:

As crianças podem ter dificuldades em participar de maneira cooperativa, partilhando com seus colegas de grupo a atividade e permitindo que todos possam opinar.

Converse inicialmente com as crianças e proponha que para um trabalho em grupo é preciso respeitar a opinião dos colegas e permitir que todos participem, dividindo a atividade. Diga que esta é uma atividade para recordar as palavras e a sequência em que surgem no conto. Não há problemas se um colega apontar uma imagem que não esteja no parágrafo. Os demais podem orientá-lo, apresentando a imagem correta.

Outra dificuldade é encontrar dificuldades em compreender as pausas e localizar as palavras.

Caso observe isso, localize a primeira ou as primeiras palavras coletivamente. Leia o parágrafo, peça às crianças que localizem, observe suas hipóteses, questione-as se seria esta a melhor opção e aponte para aqueles grupos com dificuldades a palavra correta da sequência,

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mantenha as crianças organizadas nos grupos de 4 componentes. Caso sua turma seja maior você pode repetir um dos jogos para mais de um grupo.
  • Diga que cada grupo irá jogar um jogo com as palavras do conto.
  • Faça combinados para a condução dos jogos, por exemplo, defina quem irá iniciar, que é necessário respeitar a vez do colega jogar e esperar a sua vez e cuidar da organização dos materiais nas mesas para que nenhuma ficha se perca.
  • Entregue para cada grupo o material de um jogo e as orientações escritas: jogo da memória com imagens e escrita das palavras. para encontrarem os pares; cartões com charadas sobre as palavras; tabela para a composição das palavras com letras móveis; cruzadinha; bingo com a escrita das palavras.
  • Diga que podem explorar estes materiais até sua orientação.
  • Passe em cada grupo, observando a exploração dos materiais.
  • Leia com cada grupo as orientações do jogo:

a) Jogo da memória - Materiais: 22 cartões com imagens e escrita de cada palavra em pares. Orientações: Os cartões devem ser embaralhados e virados sobre uma mesa, com as imagens escondidas, lado a lado. Define-se uma criança para iniciar. A criança deve virar dois cartões e ler a palavra. Caso os dois cartões tenham a mesma imagem, a criança ganha este cartão como um ponto. Caso sejam diferentes, deve recolocar os cartões no mesmo lugar de onde tirou, virados com as imagens escondidas. Passa a vez para outro colega que vira dois cartões. Ganha aquele que conseguir mais pares.

b) Charadas - Material: 11 cartões com perguntas e 11 cartões com respostas sobre as palavras. Orientações: Colocar no centro da mesa os cartões empilhados com as charadas viradas para baixo. Definir uma criança para começar. Retirar um cartão do monte e ler a pergunta/ charada. As demais crianças devem dizer a palavra que responde à pergunta/ charada. Podem conferir as respostas nos cartões correspondentes.

c) Escrita das palavras com letras móveis - Materiais: 4 tabelas com 3 imagens das palavras do conto e lacunas; cartões com letras para escrita das palavras. Orientações: Cada criança do grupo escolhe uma tabela. As letras devem ser colocadas no centro da mesa para uso de todos do grupo. Cada criança deve compor as palavras utilizando as letras do alfabeto. Assim que todos concluírem suas cartelas, poderão trocar com os colegas, para compor outras palavras.

d) Diagrama de palavras - Materiais: 1 folha A4 para cada criança do grupo com uma tabela de letras e uma lista das palavras, onde poderão encontrar as palavras do conto. Orientações: Cada criança usando o lápis deve localizar e envolver com uma linha as palavras do conto. Para isso, poderão recorrer à lista de palavras abaixo da tabela.

e) Bingo das palavras do conto - Materiais: Cartelas variadas com palavras do conto; bolinhas de papel para marcação do bingo ou fichinhas de papel; saco com cartões com as palavras do conto. Orientações: Diga para as crianças definirem o colega que vai sortear as palavras do bingo. As outras 3 crianças devem escolher uma cartela. A criança sorteia um cartão com uma imagem e fala a palavra para os colegas. Os demais devem verificar se tem esta palavra em suas cartelas e marcar usando as bolinhas ou fichinhas de papel. O jogo encerra quando um dos colegas marcar todas as palavras de sua cartela.

  • Acompanhe e apoie os grupos.

Dificuldades antecipadas/ intervenções: Inicialmente, é possível que as crianças não consigam se organizarem com autonomia para brincarem com o jogo proposto para seu grupo.

Ao entregar os materiais, reforce com as crianças os combinados. Acompanhe a manipulação e oriente as crianças para se organizarem, definindo com eles quem irá começar, orientando a distribuição dos materiais. Caso necessário, retome as regras nos grupos que apresentarem dúvidas. Jogue com estes grupos uma vez, ou quantas forem necessárias, até que as crianças compreendam a regra.

Durante os jogos os alunos podem ter dificuldades na identificação, leitura, escrita e composição das palavras.

Oriente as crianças, questionando sobre a letra e o som inicial para a leitura e escrita das palavras. Aponte as imagens das palavras como referência para a leitura e escrita. Caso necessário, faça a leitura com eles ou coloque algumas letras que compõem as palavras e peça que complementem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, os alunos organizarão uma lista de palavras do conto, que ficará exposta em um mural da sala para futuras consultas. Peça às crianças que recordem as palavras que trabalharam nos jogos.
  • Convide uma dupla por vez para escrever uma das palavras no quadro ou numa folha para a listal, a medida em que surgem durante a leitura
  • A lista deve conter as seguintes palavras: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor:  Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconheçam e escrevam palavras do conto, a partir da ordem em que surgem no texto.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: 1 folha A4 para cada grupo com as imagens do conto impressas; texto do conto impresso para leitura do professor; materiais diversos para os jogos (memória, charadas, letras móveis, caça-palavras e bingo).

 

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes