13784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Notícia de esportes: impresso versus digital

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias de esporte e as diferenças entre impresso e digital

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos a versão online (link) e a versão impressa da Notícia. Envie também um áudio breve, falando sobre o esporte (Fórmula 1) e o piloto tematizados nas notícias (mais detalhes nas Orientações do Plano). Diga que os alunos deverão se organizar em duplas e comparar as duas versões da mesma notícia, prestando atenção nas informações, no formato e nas formas que os textos se referem ao piloto. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja postada em uma pasta específica do Google Drive. Cada dupla deverá criar um Google Doc com sua comparação. Caso não seja possível utilizar esses recursos, peça aos alunos que compartilhem suas resenhas pelos meios possíveis para vocês.

Desenvolvimento
Auxilie seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês durante o prazo para análise e comparação das notícias. Após as entregas, peça para que todos os alunos leiam as comparações dos colegas.

Fechamento
Leia as produções de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Utilize a análise das diferenças das notícias, disponível nos Materiais do Plano, e grave novo áudio ou vídeo com essas observações junto com as que foram destacadas por seus alunos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
A Fórmula 1 foi um esporte muito querido dos brasileiros nos anos 80 e 90, pois tínhamos um campeão imbatível: Ayrton Senna. As famílias se mobilizavam para torcer pelo piloto, que morreu em um trágico acidente em uma corrida, em 1994. Peça às famílias que os familiares mais velhos dividam essas memórias com os mais novos e revejam cenas da carreira do piloto disponíveis na internet. Há mais de um documentário sobre o piloto disponível na web para a família assistir e conhecer mais a respeito desse personagem tão querido dos brasileiros.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_01SQA02

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas