13783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Estratégias de leitura em ação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Estratégias de leitura em ação

Finalidade da aula:Localizar possíveis fontes de informação dos animais selecionados fazendo uso de algumas estratégias de leitura e organizar os materiais (livros, enciclopédia, revistas e outros) que poderão ser utilizados para pesquisar curiosidades  ao longo da sequência de atividades.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Formação do leitorEstratégia de leitura

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP02

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.

Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos.  Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e  informações sobre alguns animais.

 

Referências sobre o assunto:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

 

Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.

 

É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica.  Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.

 

Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:

TANTO BICHO, Editora Dimensão;


Código: LPO1_03SQA02

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas