Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “
Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Despertar o interesse dos alunos através da aplicação de um jogo.
Propósito: O jogo sempre é muito bem visto por alunos. O desenvolvimento de uma atividade lúdica, de desafio, geralmente desperta nos alunos uma predisposição à participação.
Discuta com a turma:
- Chame os alunos para participar ativamente do jogo. Se for possível, apresente alguma “premiação”: um bombom, saquinho de balas para o grupo que realizar o desafio com sucesso.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Relembrar as relações métricas no triângulo retângulo. Antes de mostrar o slide, resgate com os alunos o que lembram sobre as relações existentes.
Propósito: Retomar as principais relações métricas.
Discuta com a turma:
- O que é um triângulo retângulo? Quais suas características?
- Quais as principais medidas? Como essas medidas se relacionam?
Na retomada para impressão tem o resumo deste slide. Se possível tire uma cópia para cada aluno para que eles tenham no caderno.
Materiais complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Questione os alunos e os incentive a mostrar que as relações métricas conferem com as medidas dadas na figura.
Propósito: Verificar as relações métricas num triângulo retângulo.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre as projeções e a altura?
- Qual a relação entre o cateto, sua projeção e a hipotenusa?
- Qual a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura?
Pergunte aos alunos:
- E se as medidas não conferirem?
Resposta: Não será triângulo retângulo. Ressalte então que essas relações são válidas somente em triângulo retângulo.
Não esqueça que depois de determinar a altura será necessário verificar a outra relação métrica.
Materiais complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientações: A classe participará de um jogo. O jogo consiste em montar as medidas em um triângulo retângulo de tal modo que todas as relações métricas sejam verificadas. O professor deve dividir a classe em grupos de 5 alunos.
Propósito: Aplicar as relações métricas de forma lúdica.
Discuta com a turma:
- Como vou começar a montar meu triângulo?
- Quais medidas devemos separar para ser a hipotenusa?
- O que deve acontecer com as projeções?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Cada grupo receberá um triângulo e 24 medidas para encaixar nos lados. Seria interessante colar velcro no triângulo e no verso das medidas para que os valores fiquem fixos no triângulo. Pode-se também recortar apenas num papel mais firme, por exemplo, cartolina, para que os papéis não fiquem muito finos e facilite o manuseio. Todos os modelos para o jogo estão disponíveis para impressão. O objetivo do jogo é descobrir as medidas adequadas para cada lado. O professor pode dar um bombom ou premiar o grupo que resolver corretamente o exercício. Solicite que os alunos escrevam as relações métricas e verifiquem a veracidade das medidas.
Propósito: Aplicar as relações métricas no triângulo retângulo de forma lúdica.
Discuta com a turma:
- É possível separar quais são as possíveis medidas para a hipotenusa?
- Qual relação métrica posso utilizar para tentar descobrir os outros lados?
- Depois de pronto, verifiquem se todas as relações métricas foram válidas. Anote os resultados.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientações: cada grupo receberá um triângulo e 24 medidas para encaixar nos lados. Seria interessante que o professor cole velcro no triângulo e no verso das medidas para que os valores fiquem fixos no triângulo. Pode-se também recortar apenas num papel mais firme, por exemplo, cartolina, para que os papéis não fiquem muito finos e facilite o manuseio. Todos os modelos para o jogo estão disponíveis para impressão. O objetivo do jogo é descobrir as medidas adequadas para cada lado. O professor pode dar um bombom ou premiar o grupo que resolver corretamente o exercício. Pode ainda pedir que os alunos escrevam as relações métricas e verifiquem a veracidade das medidas.
Essas são as fichas que os alunos deverão utilizar para preencher o triângulo.
Observe que as medidas estão em u.c. (unidade de comprimento) para que os alunos não utilizem régua e nem meçam as medidas.
Propósito: Aplicar as relações métricas no triângulo retângulo de forma lúdica.
Discuta com a turma:
- É possível separar quais são as possíveis medidas para a hipotenusa?
- Qual relação métrica posso utilizar para tentar descobrir os outros lados?
- Depois de pronto, verifiquem se todas as relações métricas foram válidas. Anote os resultados.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos quais foram as estratégias realizadas por cada grupo para a resolução da atividade.
Propósito: Discutir com os alunos, qual o percurso realizado por cada grupo para chegar na resposta.
Discuta com a turma:
- As questões do slide foram colocadas para orientar a discussão. É importante que o professor converse com os grupos, inclusive questionando os grupos que não conseguiram resolver o desafio proposto.
- 1ª questão: a hipotenusa seria o primeiro valor a ser encontrado, já que é o maior lado do triângulo. Investigue se algum grupo começou por outra medida.
- 2ª questão: um possível caminho seria encontrar as projeções, já que é simplesmente a soma das duas medidas que devem formar a hipotenusa.
- 3ª questão: uma possível resolução é: o quadrado da altura é igual ao produto das projeções, já que as projeções foram determinadas num segundo passo. Questione os grupos e valorize outros caminhos percorridos pelos grupos.
- As questões 4, 5 e 6 tem o objetivo de fazer uma autoanálise do trabalho colaborativo do grupo. Em geral, grupos em que todos colaboram têm resultados mais satisfatórios.
- A questão 7 leva os grupos a refletirem o que poderia ter sido feito para o sucesso da resolução do problema. Ela tem como objetivo que o aluno reveja as estratégias utilizadas e aplique estas estratégias com sucesso no raio x e outras atividades de aplicação.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: retome novamente as relações métricas no triângulo retângulo e tudo o que foi discutido durante a atividade de sala. É interessante também ouvir o que os alunos descobriram com os novos conhecimentos trabalhados no jogo. Seria interessante que os alunos anotassem, complementando o item realizado na retomada, as novas conclusões realizadas durante o jogo.
Propósito: Retomar todas as descobertas realizadas em aula e os conhecimentos já adquiridos.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu hoje?
- Quais conhecimentos você já tinha e que foram consolidados nesta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Os alunos deverão não apenas colocar as medidas adequadamente dentro do triângulo, mas também mostrar as relações métricas nas medidas utilizadas.
Propósito: Verificar se cada aluno consegue, individualmente, encontrar as medidas de cada segmento respeitando as relações métricas.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar