13780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre a prática de gêneros orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Dinâmica da atividade
Vamos realizar uma viagem pelo mundo da leitura?
Você tem um passaporte para viajar?
Encaminhe estas perguntas pelo WhatsApp e peça que organizem um espaço na casa para as rodas de leitura semanal. Incentive-os a criarem um ambiente agradável e, se possível, com tapetes ou almofadas para que se sentem de maneira confortável no chão. Pátio ou quintal da casa também podem ser ambientes acolhedores.

Explore também a função do passaporte (disponível aqui), explicitando sua atribuição como um documento de circulação social. O passaporte é a porta de entrada e o registro de leitura. Na metáfora da leitura como viagem, o percurso se dá pelos dados que o aluno consegue nos livros, com as informações de superfície, os elementos da narrativa e os comportamentos dos leitores. Peça que juntem todo material de leitura que tiverem em casa (desde propagandas, revistas, jornais, livros de literatura etc.) e façam a escolha de leitura para esse momento. Se for um livro, veja algumas indicações no plano acerca dos critérios a serem observados. Seria interessante convidar a família para esse momento.

Encaminhe o jogo de tabuleiro (disponível aqui), que deve ser utilizado após o momento de leitura, para que, de maneira lúdica, cada estudante apresente as informações solicitadas no jogo sobre o livro escolhido. Na dinâmica, um familiar faz a pergunta para a criança, que responde com o intuito de avançar no percurso e concluir a viagem.

Após a utilização do jogo de tabuleiro, em que os estudantes realizam um percurso de compreensão de detalhes da obra, indique o uso do passaporte da leitura para registrar as informações sobre a obra lida na etapa final da leitura, apresentada como um desembarque.
(Envie o passaporte e o tabuleiro pelo WhatsApp ou e-mail, ou disponibilize-os impressos, para serem retirados na escola.)

Variação 1 da atividade
Sugira que utilizem uma mala para guardar os livros que serão utilizados na Roda de leitura. Se não tiverem, pode ser uma sacola de papel, que pode ser enfeitada, ou até mesmo um pacote de presente.

Variação 2 da atividade
Para o gênero cordel, por exemplo, é possível orientá-los a organizar um pequeno varal no espaço da casa destinado à Roda de Leitura, colecionando e pendurando textos diversos com imagens.

Variação 3 da atividade
Para os gêneros dos textos dramáticos e poéticos (cordel e poesia), é possível desenvolver um trabalho de dramatização, propondo a leitura com gravação de vídeos compartilhados no grupo de WhatsApp.

Variação 4 da atividade
Semanalmente, o professor escolhe um livro para fazer uma videoaula contando a história com emoção. Caso não se sinta encorajado, pesquise na internet uma contação da história; neste momento de pandemia, há muito material publicado.

Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, conseguindo um tempo para “viajar pela leitura” junto com a criança, é uma ação que favorece o aprendizado e estreita ainda mais o vínculo familiar.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_02ATP01

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF02LP21) Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

(EF02LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas