Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O aspecto social expresso em variedades linguísticas
Finalidade da aula: Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de variedades linguísticas por meio da reescrita de textos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação Linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar um exemplo de uso de determinada variedade linguística, com foco na análise dos efeitos de sentido que esse uso produz em relação aos aspectos sociais. Esse exemplo (letra de música) terá como texto auxiliar o vídeo produzido pela TV Folha sobre o “paulistanês”, momento oportuno para que os alunos reconheçam os significados expressos também na letra de música. O compositor, Projota, é um poeta que aborda temas de comunidades minoritárias, com o objetivo de valorizar essa identidade, dando voz aos seus representantes. É importante destacar isso por meio da apresentação de uma breve biografia do autor, disponível em: https://www.ebiografia.com/projota
Materiais necessários: Professor, será preciso preparar um reprodutor de áudio para que os alunos possam acompanhar a execução da música enquanto leem. Para a segunda atividade será preciso usar um data show ou reprodutor de vídeo e TV.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer expressões que não são comuns a diferentes regiões do Brasil.
Referências sobre o assunto:
Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.
……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.
Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.
Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf
Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4
Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM