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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O aspecto social expresso em variedades linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aspecto social da variação linguística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: O aspecto social expresso em variedades linguísticas

Finalidade da aula: Reconhecer os efeitos de sentido produzidos pelo uso de variedades linguísticas por meio da reescrita de textos.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação Linguística

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar um exemplo de uso de determinada variedade linguística, com foco na análise dos efeitos de sentido que esse uso produz em relação aos aspectos sociais. Esse exemplo (letra de música) terá como texto auxiliar o vídeo produzido pela TV Folha sobre o “paulistanês”, momento oportuno para que os alunos reconheçam os significados expressos também na letra de música. O compositor, Projota, é um poeta que aborda temas de comunidades minoritárias, com o objetivo de valorizar essa identidade, dando voz aos seus representantes. É importante destacar isso por meio da apresentação de uma breve biografia do autor, disponível em: https://www.ebiografia.com/projota

Materiais necessários: Professor, será preciso preparar um reprodutor de áudio para que os alunos possam acompanhar a execução da música enquanto leem. Para a segunda atividade será preciso usar um data show ou reprodutor de vídeo e TV.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer expressões que não são  comuns a diferentes regiões do Brasil.

Referências sobre o assunto:

Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.

--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.

--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação

linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:

Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM


Código: LPO6_01ATS03

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


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