13779
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O aspecto social expresso em variedades linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aspecto social da variação linguística

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar um exemplo de uso de determinada variedade linguística, com foco na análise dos efeitos de sentido que esse uso produz em relação aos aspectos sociais. Esse exemplo (letra de música) terá como texto auxiliar o vídeo produzido pela TV Folha sobre o “paulistanês”, momento oportuno para que os alunos reconheçam os significados expressos também na letra de música. O compositor, Projota, é um poeta que aborda temas de comunidades minoritárias, com o objetivo de valorizar essa identidade, dando voz aos seus representantes. É importante destacar isso por meio da apresentação de uma breve biografia do autor, disponível em: https://www.ebiografia.com/projota

Materiais necessários: Professor, será preciso preparar um reprodutor de áudio para que os alunos possam acompanhar a execução da música enquanto leem. Para a segunda atividade será preciso usar um data show ou reprodutor de vídeo e TV.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer expressões que não são comuns a diferentes regiões do Brasil.

Referências sobre o assunto:

Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.

--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.

--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação

linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:

Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio da letra de uma música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, sejam na modalidade oral ou na escrita, e que elas enriquecem a língua, pois são representações de grupos sociais e de diferentes regiões do Brasil. É preciso dizer também que o fato dessas variedades estarem expressas na letra mostra a importância que é dada às comunidades que a utilizam, o que só reforça sua identidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a letra de música aos alunos e proponha uma leitura silenciosa do trecho em destaque (essa atividade pode ser feita com projeção ou cópias individuais);
  • Promova a seguir uma leitura compartilhada dos versos (pode ser utilizada a letra na íntegra ou apenas os versos selecionados no trecho em destaque);
  • Proponha uma análise, em grupo, das mensagens que a canção nos transmite a respeito das diferenças sociais existentes em nosso país, pergunte aos alunos sobre as experiências que eles já tiveram e sobre o que já observaram em seu cotidiano, sobre as condições de vida e sobre as diferenças existentes entre os grupos que eles conhecem, inclusive situações que são representadas em novelas e outros programas de TV (ao quais podem ter mais acesso).

Materiais complementares: Trecho da biografia do compositor:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou faça cópias do seu conteúdo para os alunos;
  • Reproduza a canção e oriente a releitura da letra, agora com as marcas em destaque. (Os alunos poderão cantar juntos, numa atividade lúdica e descontraída);
  • Desenvolva a atividade de associação, por meio da substituição dos termos em destaque por outros indicados na lista de palavras que aparece logo abaixo da letra. Isso exigirá a inferência dos alunos a respeito dos sentidos que se constroem a partir de determinado uso, por isso é importante que a atividade seja coletiva, para que possam contar com a contribuição do grupo.

Materiais complementares:

O arquivo de áudio pode ser encontrado no site:

Em volta da fogueira (Projota)

https://www.letras.com/projota/1937877/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a reescrita dos versos do trecho da música de Projota (essa atividade pode ser feita em pares ou pequenos grupos).
  • Analise os resultados a partir das contribuições dos alunos. É importante que haja o registro das sugestões mais plausíveis para construção de uma reescrita coletiva.

Materiais complementares:

A atividade está disponível em “material para impressão”

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Reproduza o slide ou registre no quadro as questões e leve os alunos a refletir sobre os efeitos provocados pelas mudanças. Essa atividade deve ser feita coletivamente para que a interação promova a construção do conhecimento;
  • Finalize, propondo uma reflexão sobre o que foi estudado na aula, sobre as diferenças que existem nas formas como falamos e escrevemos, que dependem não só do grupo social de que fazemos parte, mas também daqueles com quem queremos nos comunicar. Importante falar sobre “adequação” no lugar de “erro”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar um exemplo de uso de determinada variedade linguística, com foco na análise dos efeitos de sentido que esse uso produz em relação aos aspectos sociais. Esse exemplo (letra de música) terá como texto auxiliar o vídeo produzido pela TV Folha sobre o “paulistanês”, momento oportuno para que os alunos reconheçam os significados expressos também na letra de música. O compositor, Projota, é um poeta que aborda temas de comunidades minoritárias, com o objetivo de valorizar essa identidade, dando voz aos seus representantes. É importante destacar isso por meio da apresentação de uma breve biografia do autor, disponível em: https://www.ebiografia.com/projota

Materiais necessários: Professor, será preciso preparar um reprodutor de áudio para que os alunos possam acompanhar a execução da música enquanto leem. Para a segunda atividade será preciso usar um data show ou reprodutor de vídeo e TV.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer expressões que não são comuns a diferentes regiões do Brasil.

Referências sobre o assunto:

Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.

--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.

--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação

linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:

Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio da letra de uma música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, sejam na modalidade oral ou na escrita, e que elas enriquecem a língua, pois são representações de grupos sociais e de diferentes regiões do Brasil. É preciso dizer também que o fato dessas variedades estarem expressas na letra mostra a importância que é dada às comunidades que a utilizam, o que só reforça sua identidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a letra de música aos alunos e proponha uma leitura silenciosa do trecho em destaque (essa atividade pode ser feita com projeção ou cópias individuais);
  • Promova a seguir uma leitura compartilhada dos versos (pode ser utilizada a letra na íntegra ou apenas os versos selecionados no trecho em destaque);
  • Proponha uma análise, em grupo, das mensagens que a canção nos transmite a respeito das diferenças sociais existentes em nosso país, pergunte aos alunos sobre as experiências que eles já tiveram e sobre o que já observaram em seu cotidiano, sobre as condições de vida e sobre as diferenças existentes entre os grupos que eles conhecem, inclusive situações que são representadas em novelas e outros programas de TV (ao quais podem ter mais acesso).

Materiais complementares: Trecho da biografia do compositor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou faça cópias do seu conteúdo para os alunos;
  • Reproduza a canção e oriente a releitura da letra, agora com as marcas em destaque. (Os alunos poderão cantar juntos, numa atividade lúdica e descontraída);
  • Desenvolva a atividade de associação, por meio da substituição dos termos em destaque por outros indicados na lista de palavras que aparece logo abaixo da letra. Isso exigirá a inferência dos alunos a respeito dos sentidos que se constroem a partir de determinado uso, por isso é importante que a atividade seja coletiva, para que possam contar com a contribuição do grupo.

Materiais complementares:

O arquivo de áudio pode ser encontrado no site:

Em volta da fogueira (Projota)

https://www.letras.com/projota/1937877/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a reescrita dos versos do trecho da música de Projota (essa atividade pode ser feita em pares ou pequenos grupos).
  • Analise os resultados a partir das contribuições dos alunos. É importante que haja o registro das sugestões mais plausíveis para construção de uma reescrita coletiva.

Materiais complementares:

A atividade está disponível em “material para impressão”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Reproduza o slide ou registre no quadro as questões e leve os alunos a refletir sobre os efeitos provocados pelas mudanças. Essa atividade deve ser feita coletivamente para que a interação promova a construção do conhecimento;
  • Finalize, propondo uma reflexão sobre o que foi estudado na aula, sobre as diferenças que existem nas formas como falamos e escrevemos, que dependem não só do grupo social de que fazemos parte, mas também daqueles com quem queremos nos comunicar. Importante falar sobre “adequação” no lugar de “erro”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano