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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Variedades da língua portuguesa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre variação linguística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Variedades da língua  portuguesa

Finalidade da aula: Analisar os efeitos de uso de variedades linguísticas em letras de música

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação Linguística

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar os efeitos de uso de variedades linguísticas em letras de música, já que o foco da habilidade  descrita pela BNCC é a modalidade da língua falada

Materiais necessários: Será preciso transcrever os trechos das letras de músicas no quadro ou projetá-los, para que todos tenham acesso durante a reprodução do áudio. Como a análise será feita coletivamente, não é preciso que cada aluno tenha uma cópia das letras, mas se for preciso o link para impressão está aqui. Um equipamento para reprodução dos áudios e do vídeo é importante, pois o foco da análise está na modalidade oral da língua.

Dificuldades antecipadas: É provável que alunos tenham dificuldade de reconhecer os compositores não contemporâneos, como os Mamonas Assassinas. Nesse caso, o uso da biografia pode ajudar a construir a imagem do grupo e do seu contexto de produção. O outro compositor, Projota, pode ser mais fácil de ser reconhecido, ainda que seu contexto de produção esteja relacionado a determinado núcleo social.

Referências sobre o assunto: Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM


Código: LPO6_01ATS02

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


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