13778
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Variedades da língua portuguesa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre variação linguística

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio de letras de música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, seja na modalidade oral ou na escrita. Aproveite o mesmo áudio e fale quais músicas você irá enviar. Diga brevemente algo sobre o contexto de produção de ambas (vide Orientações no plano, com biografias dos músicos e perfil/proposta artística de cada um). Compartilhe (sugestão: via Google Drive) as letras de música dos Mamonas Assassinas e do Projota, orientando-os a identificar e marcar as palavras ou expressões que desconhecem, e aquelas que não têm a mesma forma encontrada no dicionário. Combine um prazo para essa atividade.

Desenvolvimento
Após verificar quais marcações seus alunos fizeram, envie um comentário geral sobre os trabalhos (por escrito), destacando algumas palavras e formas. Envie o vídeo “Entenda o 'paulistanês', sotaque da capital que reúne 'parças' há 'mó cota'”, da TV Folha, disponível aqui. Peça que os alunos identifiquem no vídeo expressões que também aparecem na letra de música do Projota e as anotem em um Documento Colaborativo, criado na mesma pasta do Google Drive para esta atividade (se possível). Estabeleça um prazo para o final desta atividade.
Envie, com orientações por escrito, o texto disponível nos slides de Desenvolvimento do Plano para que preencham as lacunas. Estabeleça um prazo para que realizem a atividade, e auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Utilize as ricas Orientações do Plano nas intervenções junto aos alunos, quando possível. Peça que os alunos compartilhem a atividade, quando estiver pronta, em uma pasta específica, criada no Google Drive.

Fechamento
Depois desse processo, envie a pergunta do slide de Fechamento do Plano e sorteie, utilizando um Sorteador Online (disponível aqui), cinco alunos para que a respondam, por áudio ou por escrito. Para finalizar, envie um comentário seu, por áudio e por escrito, com os aspectos que você julgar importantes com relação às aprendizagens desta aula. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem ouvir as músicas propostas neste Plano e pesquisar mais músicas dos Mamonas Assassinas e do Projota, caso queiram. Os membros mais velhos da família podem ter lembranças dos Mamonas Assassinas, e seria interessante que as compartilhassem com o grupo de WhatsApp da turma, por áudio ou por escrito, para que os alunos tenham mais clareza do contexto de produção das músicas desses grupos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_01ATS02

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas