13777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre análise de notícias por etapas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.

Dinâmica da atividade
Agende o encontro desta aula e compartilhe a tela com jornais de circulação local ou nacional, com notícias previamente selecionadas. Comece o diálogo por meio de perguntas. Frize o sentido, a importância das notícias no nosso dia a dia e a sua evolução. Após mostrar alguma notícias, você pode lançar as perguntas disparadoras:
     - Que notícia ou seção mais chamou a sua atenção?
     - Qual é a função das notícias no nosso dia a dia?
O plano original sugere que você leia para os alunos a história dos ”Gazeteiros”; se optar por esta notícia, siga os encaminhamentos sugeridos e viáveis para esse momento síncrono.

Variação 1 da atividade
O mural de notícias: quinzenalmente, os alunos ficarão responsáveis por alimentar o mural do Padlet com notícias atuais, para que sejam socializadas com toda a turma.

Variação 2 da atividade
Nesta variação, o professor disponibilizará para os alunos, em grupo pelo WhatsApp, algumas notícias sem suas devidas manchetes. Eles deverão ler a notícia e sugerir manchetes, de maneira escrita e compartilhada no grupo.

Variação 3 da atividade
Para a proposta desta aula, os alunos poderão explorar outros espaços fazendo pesquisas em sites de notícias online. Para isso, é importante que o professor encaminhe algumas sugestões de sites.

Convite às famílias
Proporcione ambiente e horário adequados para que a criança acesse as aulas síncronas e faça a pesquisa online, acompanhando e auxiliando-a quando for preciso.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_03ATP01

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas