13775
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social), principalmente por meio de rodas de leitura.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações;
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Vídeo: Como criar um avatar falante, disponível aqui;
Vídeo: 3 maneiras de criar um avatar, disponível aqui.

Dinâmica da atividade
Por videoaula ou videochamada, converse com os alunos sobre o minisseminário quando iniciar esta modalidade de exposição oral: qual a sua função, características, preparação necessária para apresentá-lo.

Monte também um disparador de interesse. Neste caso e para este período de aulas remotas, sugere-se um avatar falante para veicular no grupo de WhatsApp ou mesmo no mural Padlet.

Trabalhe sobre os pontos de investigação e preparação do recurso visual, aparatos necessários no momento de preparação do minisseminário, e reflita com eles sobre o momento de apresentação.

Peça que pesquisem e escolham um tema de interesse para o minisseminário, e combine que devem anotar os dados obtidos com a pesquisa utilizando palavras ou frases curtas, enviadas pelo WhatsApp. Esses resultados serão digitados pelo professor no mural Padlet, em arquivo criado para esse propósito.

Combine quais recursos irão usar para apresentar. Busque orientá-los no sentido de combinar linguagem verbal e não verbal para cada momento, e para a criação de material de apoio visual, se for preciso.

Para a apresentação oral, reforce a importância da entonação da voz, da linguagem sem gírias, da postura corporal e do uso do recurso visual. Como pode ser interativa, seria interessante que esta aula acontecesse por videochamada para que, dependendo da curiosidade e da manifestação do grupo, eles tenham oportunidade de comentar ou perguntar.

Para a avaliação (coletiva, oral e de forma breve), centre-se em três pilares: o tema escolhido, o campo investigativo pautado pela escolha do gênero textual e o gênero oral: minisseminário. O professor faz a mediação das participações. Pode utilizar as perguntas do slide 6 do plano, lendo cada pergunta e pedindo que levantem a mão, com o polegar para cima se gostaram ou para baixo se ainda precisa melhorar. Use o avatar falante para auxiliar nesse julgamento de acordo ou desacordo (crie figurinhas com a mão do boneco para baixo e para cima). Peça a um aluno que anote quantos gostaram e quantos consideram que precisa melhorar. Reflita sobre os pontos a serem melhorados.

Publique no mural Padlet (com o avatar falante em destaque; se quiser, utilize o mesmo nome do plano: ‘Senhor Descoberta’) as descobertas dos alunos e os resultados da avaliação. Desta forma, todos podem acessar as anotações da turma.

Variação 1 da atividade
O jogo de perguntas e respostas pode ser utilizado para o trabalho individual, considerando o início apresentado em equipe. Para isso, crie a pesquisa no Google Formulários, para descobrir os temas de interesse ou que causam curiosidade nos alunos.

Para o desenvolvimento do minisseminário, cada aluno elabora uma pergunta acerca do tema que pesquisou, respondendo no próprio formulário enviado pelo professor, que pode sorteá-las e enviar, por WhatsApp, a cada aluno.

Agende o encontro desta aula para ouvir as respostas e proponha, como etapa final, que, de forma oral e coletiva, auxiliem no preenchimento do quadro no mural Padlet com a avaliação de itens, com os seguintes quesitos:
     - Aprendizado sobre o tema;
     - Qualidade dos argumentos;
     - Atuação dos expositores;
     - Participação dos observadores;
     - Desempenho do mediador/professor.

Variação 2 da atividade
Desenvolva esse trabalho também em equipe, acerca de um tema de interesse ou de algum acontecimento atual do universo infantil (vacinas, brincadeiras, vídeos, jogos, datas comemorativas), realizando a pesquisa com o Google Formulários. Peça que façam pesquisas, publicando no mural Padlet as informações que encontraram, de modo a socializá-las.
Solicite que façam as leituras das publicações e sorteie alguns alunos para fazerem a apresentação por videochamada ou gravação de vídeo.
Organize-os em grupos para que, pelo WhatsApp, produzam um verbete com a palavra-chave que resume o tema e digitem no arquivo destinado para isso, no mural Padlet.
Também é recomendada a avaliação do aprendizado acerca do tema, da investigação e da apresentação, que pode ser coletiva ou pelos pequenos grupos.

Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar, quando necessário, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_01ATP01

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas