Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.
Materiais necessários: Jogo de trilha, dado, marcadores, cópias da regra do jogo, garrafa pet.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em aplicar, no jogo, as regularidades descobertas e exercitadas anteriormente em sala de aula.
Referências sobre o assunto:
Empregando corretamente o s e o ss
Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html
Acesso em: 26.07.18 às 21h08.
GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.
2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.
2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.
2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.
3. Peça que eles colem as regras no caderno.
4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.
5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).
6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.
7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.
Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.
2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.
2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.
2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.
3. Peça que eles colem as regras no caderno.
4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.
5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).
6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.
7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.
Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.
2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.
2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.
3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.
Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.
2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.
2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.
3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.
Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo.
- Coloque uma garrafa pet no centro.
- Gire a garrafa. Ao parar, o bico da garrafa indicará o aluno que irá dizer se o jogo contribuiu ou não para o entendimento das regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO. Caso responda que sim, estimule-o a dizer de que forma, o que considerou interessante, o que não considerou interessante (o que aprendeu com o jogo proposto). Garanta que um bom número de alunos participe da dinâmica. Caso a garrafa pare no aluno que já tenha respondido, gire a garrafa novamente.
- Solicite que os alunos registrem no caderno o que aprenderam do assunto a partir das atividades realizadas.