13774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

Materiais necessários: Jogo de trilha, dado, marcadores, cópias da regra do jogo, garrafa pet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em aplicar, no jogo, as regularidades descobertas e exercitadas anteriormente em sala de aula.

Referências sobre o assunto:

Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.

2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.

2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.

2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.

3. Peça que eles colem as regras no caderno.

4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.

5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).

6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.

7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.

Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.

2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.

2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.

2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.

3. Peça que eles colem as regras no caderno.

4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.

5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).

6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.

7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.

Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.

2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.

2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.

3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.

Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.

2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.

2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.

3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.

Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo.
  • Coloque uma garrafa pet no centro.
  • Gire a garrafa. Ao parar, o bico da garrafa indicará o aluno que irá dizer se o jogo contribuiu ou não para o entendimento das regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO. Caso responda que sim, estimule-o a dizer de que forma, o que considerou interessante, o que não considerou interessante (o que aprendeu com o jogo proposto). Garanta que um bom número de alunos participe da dinâmica. Caso a garrafa pare no aluno que já tenha respondido, gire a garrafa novamente.
  • Solicite que os alunos registrem no caderno o que aprenderam do assunto a partir das atividades realizadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

Materiais necessários: Jogo de trilha, dado, marcadores, cópias da regra do jogo, garrafa pet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em aplicar, no jogo, as regularidades descobertas e exercitadas anteriormente em sala de aula.

Referências sobre o assunto:

Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.

2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.

2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.

2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.

3. Peça que eles colem as regras no caderno.

4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.

5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).

6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.

7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.

Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles irão participar de um jogo de trilha denominado “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO”.

2. Revise com eles as regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO estudadas anteriormente.

2. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre jogo de trilha: quem já jogou, quais são as regras, que tipo de jogo de tabuleiro conhecem. Ouça atentamente as respostas.

2. Apresente e entregue para cada aluno cópia das regras do jogo. Se encontrar dificuldade de tirar xerox das regras, apresente-as no datashow.

3. Peça que eles colem as regras no caderno.

4. Solicite que um aluno leia as regras em voz alta.

5. Divida a turma em cinco grupos (a quantidade de componentes deve ser igual em todos os grupos, dividido pela quantidade de alunos presentes).

6. Informe aos grupos que eles têm um trajeto no tabuleiro para percorrer, organizados por números de 1 a 34, contendo as ações a serem realizadas durante o jogo.

7. Peça para cada grupo indicar um membro para lançar o dado e, assim, poder organizar a ordem da participação no jogo. O grupo que obtiver o maior número indicado no dado lançado será aquele que iniciará o jogo.

Materiais complementares: Para saber mais opções de regras do jogo “Na trilha dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO” para usar em sala de aula acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.

2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.

2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.

3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.

Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Organize cada grupo em torno de uma mesa contendo um tabuleiro, um dado e um marcador.

2. Comece o jogo e dê um tempo para eles jogarem.

2. Medeie e faça intervenções caso os grupos apresentem dificuldades.

3. Nas casas que apresentarem as regularidades, peça para os alunos copiá-las no caderno.

Materiais complementares: Para ter acesso a esse tabuleiro e à resolução dessa atividade acesse o link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo.
  • Coloque uma garrafa pet no centro.
  • Gire a garrafa. Ao parar, o bico da garrafa indicará o aluno que irá dizer se o jogo contribuiu ou não para o entendimento das regularidades dos sufixos ÇÃO, SÃO e SSÃO. Caso responda que sim, estimule-o a dizer de que forma, o que considerou interessante, o que não considerou interessante (o que aprendeu com o jogo proposto). Garanta que um bom número de alunos participe da dinâmica. Caso a garrafa pare no aluno que já tenha respondido, gire a garrafa novamente.
  • Solicite que os alunos registrem no caderno o que aprenderam do assunto a partir das atividades realizadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano