13773
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre os sufixos ÇÃO, SÃO, SSÃO

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as regularidades descobertas em palavras terminadas em -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

Materiais necessários: Folhas impressas com o texto “Honestidade”, de Bráulio Bessa. Caso tenha dificuldade de tirar xerox do texto, projete-o sobre uma tela ou parede; Datashow.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem aplicar as regularidades das palavras com terminações em -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em cinco grupos.
  • Informe aos alunos que a atividade será participar de um jogo de perguntas e respostas no qual cada grupo deve responder corretamente para ser pontuado. As respostas sempre deverão conter as ocorrências dos sufixos -ÇÃO, -SÃO e –SSÃO e deverão ser escritas no quadro por um membro do grupo. A primeira pergunta deve ser feita para o grupo um. Se os alunos do grupo 1 não souberem responder, a mesma pergunta deve ser passada para o grupo 2 até que algum grupo consiga chegar na resposta; a segunda pergunta será direcionada para o grupo 2, mesmo que o grupo 1 não tenha conseguido responder à pergunta para ele direcionado; a terceira para o grupo três e assim sucessivamente. Cada resposta vale 30 pontos. Ganha o grupo que conseguir maior pontuação.

Materiais complementares: Para ter acesso a essas perguntas, clique aqui..

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1. Projete no quadro uma tabela com três colunas: A primeira contendo a lista que deverá ser preenchida com o sufixo -ÇÃO; A segunda -SÃO; E a terceira -SSÃO. Cada grupo deve construir um cartaz no papel metro contendo essa tabela, que deverá ser preenchida com as palavras descobertas no jogo de perguntas e respostas e com outras que o grupo achar pertinente (Incentive-os a lembrarem-se de outras palavras que tenham as regularidades estudadas). No final de cada coluna, peça para eles registrarem as regularidades. No final da atividade, o cartaz deve ser exposto no mural ou em local apropriado.

2. Entregue a cada aluno cópias do poema “Honestidade”, de Bráulio Bessa (com lacunas) para serem preenchidas com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

3. Dê um tempo para que eles preencham as lacunas.

4. Corrija com os alunos a atividade proposta com o texto. Para isso, solicite três voluntários para colocar a resposta da atividade no quadro.
Em seguida, pergunte à turma se as respostas estão adequadas às regularidades dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO. Faça as correções, se necessário.

Materiais complementares: essa tabela pode ser encontrada aqui.

O texto está disponível em:

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/poesia-com-rapadura/. Acesso em 10.08.2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete no quadro uma tabela com três colunas: A primeira contendo a tabela que deverá ser preenchida com o sufixo -ÇÃO; A segunda -SÃO; E a terceira -SSÃO. Cada grupo deve construir um cartaz no papel metro contendo essa tabela, que deverá ser preenchida com as palavras descobertas no jogo de perguntas e respostas e com outras que o grupo achar pertinente (Incentive-os a lembrarem-se de outras palavras que tenham as regularidades estudadas). No final de cada coluna, peça para eles registrarem as regularidades. No final da atividade, o cartaz deve ser exposto no mural ou em local apropriado.

2. Entregue a cada aluno cópias do poema “Honestidade”, de Bráulio Bessa (com lacunas) para serem preenchidas com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

3. Dê um tempo para que eles preencham as lacunas.

4. Corrija com os alunos a atividade proposta com o texto. Para isso, solicite três voluntários para colocar a resposta da atividade no quadro.
Em seguida, pergunte a turma se as respostas estão adequadas às regularidades dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO. Faça as correções, se necessário.

Materiais complementares: essa tabela pode ser encontrada aqui.

O texto pode ser encontrado em:

Honestidade, Bráulio Bessa, disponível em:

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/poesia-com-rapadura/. Acesso em 10.08.2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se as atividades realizadas contribuíram para a consolidação do conhecimento do emprego dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.
  • Questione as facilidades e dificuldades encontradas para a realização das atividades.
  • Peça aos alunos para registrarem no caderno o que aprenderam nessa aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar as regularidades descobertas em palavras terminadas em -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

Materiais necessários: Folhas impressas com o texto “Honestidade”, de Bráulio Bessa. Caso tenha dificuldade de tirar xerox do texto, projete-o sobre uma tela ou parede; Datashow.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem aplicar as regularidades das palavras com terminações em -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em cinco grupos.
  • Informe aos alunos que a atividade será participar de um jogo de perguntas e respostas no qual cada grupo deve responder corretamente para ser pontuado. As respostas sempre deverão conter as ocorrências dos sufixos -ÇÃO, -SÃO e –SSÃO e deverão ser escritas no quadro por um membro do grupo. A primeira pergunta deve ser feita para o grupo um. Se os alunos do grupo 1 não souberem responder, a mesma pergunta deve ser passada para o grupo 2 até que algum grupo consiga chegar na resposta; a segunda pergunta será direcionada para o grupo 2, mesmo que o grupo 1 não tenha conseguido responder à pergunta para ele direcionado; a terceira para o grupo três e assim sucessivamente. Cada resposta vale 30 pontos. Ganha o grupo que conseguir maior pontuação.

Materiais complementares: Para ter acesso a essas perguntas, clique aqui..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1. Projete no quadro uma tabela com três colunas: A primeira contendo a lista que deverá ser preenchida com o sufixo -ÇÃO; A segunda -SÃO; E a terceira -SSÃO. Cada grupo deve construir um cartaz no papel metro contendo essa tabela, que deverá ser preenchida com as palavras descobertas no jogo de perguntas e respostas e com outras que o grupo achar pertinente (Incentive-os a lembrarem-se de outras palavras que tenham as regularidades estudadas). No final de cada coluna, peça para eles registrarem as regularidades. No final da atividade, o cartaz deve ser exposto no mural ou em local apropriado.

2. Entregue a cada aluno cópias do poema “Honestidade”, de Bráulio Bessa (com lacunas) para serem preenchidas com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

3. Dê um tempo para que eles preencham as lacunas.

4. Corrija com os alunos a atividade proposta com o texto. Para isso, solicite três voluntários para colocar a resposta da atividade no quadro.
Em seguida, pergunte à turma se as respostas estão adequadas às regularidades dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO. Faça as correções, se necessário.

Materiais complementares: essa tabela pode ser encontrada aqui.

O texto está disponível em:

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/poesia-com-rapadura/. Acesso em 10.08.2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Projete no quadro uma tabela com três colunas: A primeira contendo a tabela que deverá ser preenchida com o sufixo -ÇÃO; A segunda -SÃO; E a terceira -SSÃO. Cada grupo deve construir um cartaz no papel metro contendo essa tabela, que deverá ser preenchida com as palavras descobertas no jogo de perguntas e respostas e com outras que o grupo achar pertinente (Incentive-os a lembrarem-se de outras palavras que tenham as regularidades estudadas). No final de cada coluna, peça para eles registrarem as regularidades. No final da atividade, o cartaz deve ser exposto no mural ou em local apropriado.

2. Entregue a cada aluno cópias do poema “Honestidade”, de Bráulio Bessa (com lacunas) para serem preenchidas com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.

3. Dê um tempo para que eles preencham as lacunas.

4. Corrija com os alunos a atividade proposta com o texto. Para isso, solicite três voluntários para colocar a resposta da atividade no quadro.
Em seguida, pergunte a turma se as respostas estão adequadas às regularidades dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO. Faça as correções, se necessário.

Materiais complementares: essa tabela pode ser encontrada aqui.

O texto pode ser encontrado em:

Honestidade, Bráulio Bessa, disponível em:

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/poesia-com-rapadura/. Acesso em 10.08.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se as atividades realizadas contribuíram para a consolidação do conhecimento do emprego dos sufixos ÇÃO, -SÃO, -SSÃO.
  • Questione as facilidades e dificuldades encontradas para a realização das atividades.
  • Peça aos alunos para registrarem no caderno o que aprenderam nessa aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano