13772
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre sufixos ÇÃO, SÃO, SSÃO

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades e orientações necessárias para que os alunos consigam realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.

- Opcionais: Videoaula disponível aqui;
Formulário Google (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade para os alunos, de modo que eles consigam realizá-la sozinhos. Envie o texto O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar. Proponha que os alunos leiam o texto e lance o desafio: procurar no texto todas as palavras com ÇÃO, SÃO E SSÃO, organizando-as na tabela abaixo. Oriente os alunos a copiarem a tabela no caderno.

Desenvolvimento
Crie uma atividade com as questões propostas no Desenvolvimento do plano, de acordo com a resolução da atividade disponível aqui. A atividade pode ser produzida em Word ou no Formulários Google e enviada através do WhatsApp. Junto com a atividade, envie um áudio ou vídeo explicando as questões propostas e exemplificando para que os alunos tenham autonomia para resolvê-las. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Para apoiar os alunos na atividade, proponha como opção que assistam a uma videoaula sobre o conteúdo.

Fechamento
Oriente os alunos a registrarem no caderno o que aprenderam sobre o uso dos sufixos ÇÃO, SÃO E SSÃO. Proponha que pesquisem palavras com essas terminações e anotem no caderno, explicando quando usar cada sufixo.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para pesquisarem juntos palavras com as terminações ÇÃO, SÃO E SSÃO. Os familiares podem dizer as palavras e os os alunos pesquisam as terminações.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_13ATS01

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas