13772
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre sufixos ÇÃO, SÃO, SSÃO

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.

Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.

Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão participar de uma disputa individual na qual deverão procurar, nos textos “O sem-banco que virou banqueiro”, de Moacyr Scliar e na poesia “A amizade entre o homem e o cão”, de Bráulio Bessa, palavras com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO e escrevê-las no caderno. O vencedor deverá ser aquele que coletar o maior número de palavras em menor tempo.
  • Construa uma tabela, no quadro, com três colunas: Na primeira, o ponto de partida é o sufixo -ÇÃO; na segunda, -SÃO e, por último, - SSÃO. Em dupla, os alunos deverão construir essa tabela, no caderno, e preenchê-la com as palavras retiradas dos textos. Vence a dupla que terminar a tabela em menos tempo.

Materiais complementares: Para acessar os textos que serão trabalhados, neste momento, clique aqui: “O sem-banco que virou banqueiro”

Referência:

O sem-banco que virou banqueiro, Moacyr Scliar, disponível em

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2602200702.htm. Acesso em 28.07.2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

A partir das atividades realizadas com a crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa “A amizade entre o homem e o cão”:

  • Pergunte para os alunos em que lugar ÇÃO, SÃO, SSÃO aparecem nas palavras (início, meio ou fim).
  • Faça oralmente os seguintes questionamentos: (Os alunos deverão buscar as respostas na tabela).
  • Qual dos três sufixos aparece mais nas palavras dos textos? Quantas vezes? ção
  • Em qual palavra o sufixo aparece entre vogais e é derivada de palavras terminadas em -gredir? agressão
  • Qual palavra surgiu da palavra ater? atenção
  • Qual palavra surgiu do verbo pretender? pretensão

  • Pergunte aos alunos quais regularidades observamos, nas atividades realizadas, em relação ao emprego dos sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO ? ( Ajude-os nessa construção).

Possíveis respostas e intervenções do professor: A maior parte das palavras encontradas termina com -ÇÃO. Apresente as regras do sufixo ção: O sufixo -ção deve ser empregado:

Para substantivos derivados dos verbos -TER e -TORCER. Ex: Abster - Abstenção/ Ater - Atenção (Chame a atenção dessa palavra no texto)/ Obter - Obtenção; Palavras terminadas em TO, TOR ou em TIVO. Ex: Redator/ redação/, intuitivo/ Intuição, Canto/ Canção

Na formação de substantivos derivados de verbos com ideia de ação. Ex: Internar/ internação, Nomear/ nomeação.

Para que os alunos encontrem a regularidade do sufixo -SSÃO, escreva no quadro a seguinte lista de palavras (admitir, ceder, conceder, demitir, omitir, permitir, regredir, transgredir). Pergunte quais substantivos são derivados a partir desses verbos. Esperamos que os alunos consigam inferir os substantivos admissão, cessão, concessão, demissão, omissão, permissão, regressão, transgressão. A partir dessa discussão, construir a regra do -SSÃO: substantivos derivados dos verbos terminados em GREDIR, MITIR E CEDER, devem ser grafados com “ss”.

Em seguida, mostre aos alunos as palavras ascender, expelir, pretender, reverter, tender. Assim como na ocorrência do -SSÃO, esperamos que os alunos consigam inferir que essas palavras geram os substantivos ascensão, expulsão, pretensão, reversão, tensão. Posteriormente, apresente a regra: O sufixo -são deve ser utilizado em todos os substantivos derivados de verbos terminados em -ENDER, -VERTER e -PELIR.

Observação: As palavras que estão destacadas devem ser inferidas pelos alunos e escritas no quadro pelo professor.

2. Forme junto com os alunos a regra do emprego dos sufixos trabalhados a partir da reflexão feita com eles.

Materiais complementares: Para acessar a sugestão de resolução da atividade e encontrar mais explicação sobre o conteúdo abordado clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos

Orientações:

1. Ao final da aula, peça para os alunos escreverem, no caderno, as observações feitas no desenvolvimento da aula.

2. Discuta com eles a conclusão a que chegaram. Essa construção deve ser coletiva.

3. Como lição de casa, solicite que pesquisem, em materiais impressos variados, o maior número de palavras com a terminação- ÇÃO,- SÃO ou -SSÃO. Combine o dia que devem trazer o material para a sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.

Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.

Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão participar de uma disputa individual na qual deverão procurar, nos textos “O sem-banco que virou banqueiro”, de Moacyr Scliar e na poesia “A amizade entre o homem e o cão”, de Bráulio Bessa, palavras com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO e escrevê-las no caderno. O vencedor deverá ser aquele que coletar o maior número de palavras em menor tempo.
  • Construa uma tabela, no quadro, com três colunas: Na primeira, o ponto de partida é o sufixo -ÇÃO; na segunda, -SÃO e, por último, - SSÃO. Em dupla, os alunos deverão construir essa tabela, no caderno, e preenchê-la com as palavras retiradas dos textos. Vence a dupla que terminar a tabela em menos tempo.

Materiais complementares: Para acessar os textos que serão trabalhados, neste momento, clique aqui: “O sem-banco que virou banqueiro”

Referência:

O sem-banco que virou banqueiro, Moacyr Scliar, disponível em

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2602200702.htm. Acesso em 28.07.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

A partir das atividades realizadas com a crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa “A amizade entre o homem e o cão”:

  • Pergunte para os alunos em que lugar ÇÃO, SÃO, SSÃO aparecem nas palavras (início, meio ou fim).
  • Faça oralmente os seguintes questionamentos: (Os alunos deverão buscar as respostas na tabela).
  • Qual dos três sufixos aparece mais nas palavras dos textos? Quantas vezes? ção
  • Em qual palavra o sufixo aparece entre vogais e é derivada de palavras terminadas em -gredir? agressão
  • Qual palavra surgiu da palavra ater? atenção
  • Qual palavra surgiu do verbo pretender? pretensão

  • Pergunte aos alunos quais regularidades observamos, nas atividades realizadas, em relação ao emprego dos sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO ? ( Ajude-os nessa construção).

Possíveis respostas e intervenções do professor: A maior parte das palavras encontradas termina com -ÇÃO. Apresente as regras do sufixo ção: O sufixo -ção deve ser empregado:

Para substantivos derivados dos verbos -TER e -TORCER. Ex: Abster - Abstenção/ Ater - Atenção (Chame a atenção dessa palavra no texto)/ Obter - Obtenção; Palavras terminadas em TO, TOR ou em TIVO. Ex: Redator/ redação/, intuitivo/ Intuição, Canto/ Canção

Na formação de substantivos derivados de verbos com ideia de ação. Ex: Internar/ internação, Nomear/ nomeação.

Para que os alunos encontrem a regularidade do sufixo -SSÃO, escreva no quadro a seguinte lista de palavras (admitir, ceder, conceder, demitir, omitir, permitir, regredir, transgredir). Pergunte quais substantivos são derivados a partir desses verbos. Esperamos que os alunos consigam inferir os substantivos admissão, cessão, concessão, demissão, omissão, permissão, regressão, transgressão. A partir dessa discussão, construir a regra do -SSÃO: substantivos derivados dos verbos terminados em GREDIR, MITIR E CEDER, devem ser grafados com “ss”.

Em seguida, mostre aos alunos as palavras ascender, expelir, pretender, reverter, tender. Assim como na ocorrência do -SSÃO, esperamos que os alunos consigam inferir que essas palavras geram os substantivos ascensão, expulsão, pretensão, reversão, tensão. Posteriormente, apresente a regra: O sufixo -são deve ser utilizado em todos os substantivos derivados de verbos terminados em -ENDER, -VERTER e -PELIR.

Observação: As palavras que estão destacadas devem ser inferidas pelos alunos e escritas no quadro pelo professor.

2. Forme junto com os alunos a regra do emprego dos sufixos trabalhados a partir da reflexão feita com eles.

Materiais complementares: Para acessar a sugestão de resolução da atividade e encontrar mais explicação sobre o conteúdo abordado clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos

Orientações:

1. Ao final da aula, peça para os alunos escreverem, no caderno, as observações feitas no desenvolvimento da aula.

2. Discuta com eles a conclusão a que chegaram. Essa construção deve ser coletiva.

3. Como lição de casa, solicite que pesquisem, em materiais impressos variados, o maior número de palavras com a terminação- ÇÃO,- SÃO ou -SSÃO. Combine o dia que devem trazer o material para a sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano