9814
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Relação entre hipotenusa e cateto 1

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Aprender a utilizar os recursos do GeoGebra. Verificar a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura num triângulo retângulo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia Adolf Lutz Keller,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_14GEO03)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Atividade principal
- Determine que, acessem o Geogebra (ou instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT)
- Agora solicite que sigam os passos abaixo em três tarefas. A primeira:
     1) Clicando (com o botão direito do mouse) desmarque a opção malha e eixos para que eles não estejam na tela.
     2) Construa com a opção “ângulo com amplitude fixa” um ângulo de 90º. Serão criados os pontos A e A’ e o vértice B.
     3) Com a opção “segmento” construa um segmento BC que passe pelo ponto A. Esconda o ponto A.
     4) Com a opção “segmento” construa um segmento BA’ e CA’.
     5) Com a opção “reta perpendicular” construa uma perpendicular à CA’ e que passe pelo vértice B.
     6) Com a opção “interseção de dois objetos” clique em CA’ e em sua perpendicular gerando assim o ponto D.
     7) Com a opção “segmento” construa o segmento DB. Esconda a reta perpendicular.
     8) Na “Entrada” da álgebra escreva a multiplicação dos seguintes segmentos dessa maneira: CA’*DB (dê “Enter”) e BC*BA’ (dê “Enter”).
     9) Com a opção “mover” movimente ponto C e veja o que acontece com os valores das multiplicações.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, mostre a relação entre os catetos e a altura e a hipotenusa é sempre:
CA     .     DB     =     BC      .   BA'
hipotenusa . altura=cateto . cateto

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_14GEO03

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas