Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tânia Paulino
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Acentuação de oxítonas
Finalidade da aula: Desafiar os alunos a colocar em prática os conhecimentos construídos sobre acentuação de palavras oxítonas.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento de diversas grafias do alfabeto/acentuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP03
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.
Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. <Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.
AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.