Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.
Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que a finalidade da aula é revisar os conhecimentos adquiridos sobre acentuação de oxítonas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Mostre a imagem do sabiá e questione se os alunos conhecem essa espécie de ave.
- Leia para os alunos a definição de sabiá encontrada no dicionário Caudas Aulete.
- Pergunte qual é a sílaba tônica da palavra sabiá e se ela é uma palavra oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
- Apresente, então, a frase que aparece abaixo da figura do sabiá.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos leiam as palavras da lista em voz alta.
- Leia a informação do slide apresentada abaixo da lista de palavras.
- Questione: como terminam as oxítonas acentuadas? Registre a regra em local visível. Espera-se que os alunos concluam que são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a/as, e/es, o/os e em/ens.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tabuleiro do jogo da trilha, uma cartela com as cartas do jogo (que deverão ser recortadas) e uma folha para escrever as respostas dos desafios.
- Leia as orientações dos slides para a turma e esclareça as dúvidas.
- Deixe um tempo para os alunos jogarem e faça intervenções nos grupos que encontrarem dificuldades.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Converse sobre o jogo e questione quais foram as dificuldades.
- Peça que os alunos respondam no caderno à pergunta: “O que eu aprendi sobre oxítonas?” .
- Solicite que os alunos apresentem suas conclusões para a turma.
- Peça exemplos de palavras oxítonas acentuadas e registre estas palavras no quadro de giz.