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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre acentuação de oxítonas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que a finalidade da aula é revisar os conhecimentos adquiridos sobre acentuação de oxítonas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem do sabiá e questione se os alunos conhecem essa espécie de ave.
  • Leia para os alunos a definição de sabiá encontrada no dicionário Caudas Aulete.
  • Pergunte qual é a sílaba tônica da palavra sabiá e se ela é uma palavra oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
  • Apresente, então, a frase que aparece abaixo da figura do sabiá.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos leiam as palavras da lista em voz alta.
  • Leia a informação do slide apresentada abaixo da lista de palavras.
  • Questione: como terminam as oxítonas acentuadas? Registre a regra em local visível. Espera-se que os alunos concluam que são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a/as, e/es, o/os e em/ens.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tabuleiro do jogo da trilha, uma cartela com as cartas do jogo (que deverão ser recortadas) e uma folha para escrever as respostas dos desafios.
  • Leia as orientações dos slides para a turma e esclareça as dúvidas.
  • Deixe um tempo para os alunos jogarem e faça intervenções nos grupos que encontrarem dificuldades.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse sobre o jogo e questione quais foram as dificuldades.
  • Peça que os alunos respondam no caderno à pergunta: “O que eu aprendi sobre oxítonas?” .
  • Solicite que os alunos apresentem suas conclusões para a turma.
  • Peça exemplos de palavras oxítonas acentuadas e registre estas palavras no quadro de giz.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Tabuleiro do jogo impresso, cartas impressas, tesouras para os alunos, lápis de cor, canetinha, dados, papel crepom, projetor ou quadro de giz.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldade em memorizar as terminações das palavras oxítonas acentuadas.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

AULETE, Caldas. Minidionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que a finalidade da aula é revisar os conhecimentos adquiridos sobre acentuação de oxítonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem do sabiá e questione se os alunos conhecem essa espécie de ave.
  • Leia para os alunos a definição de sabiá encontrada no dicionário Caudas Aulete.
  • Pergunte qual é a sílaba tônica da palavra sabiá e se ela é uma palavra oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
  • Apresente, então, a frase que aparece abaixo da figura do sabiá.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos leiam as palavras da lista em voz alta.
  • Leia a informação do slide apresentada abaixo da lista de palavras.
  • Questione: como terminam as oxítonas acentuadas? Registre a regra em local visível. Espera-se que os alunos concluam que são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a/as, e/es, o/os e em/ens.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tabuleiro do jogo da trilha, uma cartela com as cartas do jogo (que deverão ser recortadas) e uma folha para escrever as respostas dos desafios.
  • Leia as orientações dos slides para a turma e esclareça as dúvidas.
  • Deixe um tempo para os alunos jogarem e faça intervenções nos grupos que encontrarem dificuldades.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse sobre o jogo e questione quais foram as dificuldades.
  • Peça que os alunos respondam no caderno à pergunta: “O que eu aprendi sobre oxítonas?” .
  • Solicite que os alunos apresentem suas conclusões para a turma.
  • Peça exemplos de palavras oxítonas acentuadas e registre estas palavras no quadro de giz.

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