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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre acentuação de oxítonas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações e informações necessárias para que os alunos consigam realizar as tarefas sozinhos;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Oriente os alunos através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, pelo WhatsApp ou e-mail, explicando a atividade e oferecendo informações que contribuam para que eles possam realizar as tarefas com autonomia. Comece a orientação falando que, nesta atividade, eles irão exercitar a acentuação de palavras oxítonas. Oriente que leiam o trava-língua proposto no slide de Introdução do plano de aula e brinquem com os familiares falando o mais rápido que conseguirem. Retome o conceito de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, e diga que eles seguirão aprendendo sobre acentuação de palavras oxítonas. Sugira aos alunos que retomem as anotações da aula anterior.

Desenvolvimento
Envie, pelo WhatsApp ou e-mail, a lista de palavras oxítonas separadas em acentuadas e não acentuadas, como proposto no primeiro slide do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite aos alunos que analisem a lista, elaborem uma regra para a acentuação das palavras oxítonas e anotem no caderno (proponha que consultem as notas da aula anterior, caso sintam dificuldade). Envie a atividade do jogo dos sete erros aos alunos, propondo que eles analisem a lista de palavras, descubram as sete palavras que deveriam ser acentuadas e escrevam-nas no caderno. Oriente que copiem as questões 2, 3, 4 e 5 no caderno e respondam-nas de acordo com a análise das palavras. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para que os alunos corrijam sua atividade.

Fechamento
Proponha aos alunos que anotem no caderno as regras da acentuação das palavras oxítonas, escrevendo exemplos. Caso seja possível, crie um mural virtual colaborativo no Padlet e solicite que os alunos coloquem uma palavra oxítona acentuada, explicando por que essa palavra recebe acento.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem juntos com o trava-língua. Proponha que pesquisem outros trava-línguas para ampliar a brincadeira em família e procurem palavras oxítonas acentuadas nos textos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_10ATS02

(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.


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