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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre acentuação de palavras oxítonas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações que contribuam para a autonomia dos alunos na resolução das tarefas, e devolutivas do professor;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Envie através de WhatsApp uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade para os alunos e oferecendo-lhes informações sobre que deem autonomia para a realização das tarefas. Comece as orientações levantando uma reflexão sobre o acento, com a seguinte questão: “Você já ficou em dúvida se uma palavra é acentuada ou não?”. Fale para os alunos qual a função do acento nas palavras e disponibilize pelo WhatsApp o trava-língua proposto no primeiro slide da Introdução do plano de aula, lendo-o para os alunos. Solicite que eles leiam brincando com texto e depois observem as palavras SABIA - SÁBIA e SABIÁ. Explicite para os alunos a divisão silábica de cada palavra, retomando o conceito de sílaba tônica e da classificação das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona. Solicite aos alunos que localizem a palavra oxítona entre as três destacadas.

Desenvolvimento
Pelo WhatsApp, envie aos alunos a lista de palavras oxítonas proposta no primeiro slide do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que observem as palavras e organize-as em um quadro, separando pela terminação da última sílaba. Solicite que registrem o quadro no caderno:

Oriente os alunos a organizarem as palavras da lista na tabela, de acordo com a terminação de cada uma, e observarem as palavras de cada coluna. Peça que expliquem, escrevendo no caderno:
     - O que as palavras de cada coluna têm em comum? Elas têm acento ou não?
     - Todas as palavras recebem acento?
     - As palavras acentuadas terminam com quais letras?
Disponibilize o link de uma videoaula sobre acentuação de oxítona, e oriente que assistam e comparem com as conclusões de cada coluna preenchida na tabela.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno com as regras da acentuação de oxítonas a partir da seguinte questão:
     - Como terminam as oxítonas acentuadas?
Em um momento posterior, envie a regra aos alunos (disponível nas orientações do Fechamento da aula) e solicite que comparem com as suas anotações.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que realizem uma brincadeira com os seus familiares, pedindo que digam palavras em que a sílaba mais forte seja a última. A cada palavra dita, o aluno a digita na pesquisa do Google para ver se ela leva acento ou não.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_10ATS01

(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.


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