13768
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o emprego da vírgula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientações que contribuam para a autonomia dos alunos na realização das mesmas;
Texto para leitura, disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação através de áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade, de modo a ajudá-los a realizar a tarefa com autonomia. Fale que irão fazer atividades com o uso da vírgula e retome os conceitos já trabalhados nas duas aulas anteriores desta sequência de aulas. Envie, pelo WhatsApp ou por e-mail, as palavras propostas nos slides da Introdução do plano de aula, e proponha aos alunos que as organizem por grupos de elementos a partir da tabela abaixo:

Oriente os alunos a escreverem frases utilizando as palavras de cada grupo organizado na tabela. Fale para eles não se esquecerem do uso da vírgula.

Desenvolvimento
Nas orientações, fale para os alunos sobre os mascotes da Copa do Mundo de futebol. Fale para eles quais foram os mascotes das últimas copas (consulte a lista disponível aqui). Diga que, nesta atividade, eles vão ler um texto sobre um mascote da copa; porém, foram apagadas algumas palavras do texto e eles precisarão completá-lo usando um banco de dados. Envie, pelo WhatsApp ou por e-mail, o texto com lacunas, como proposto nos slides do Desenvolvimento do plano de aula, e envie as palavras do banco de dados. Oriente os alunos a lerem o texto com atenção e escolherem as palavras que podem ser encaixadas em cada trecho. Diga aos alunos para que, depois de montar o texto, leiam novamente para ver se ficou adequado, e leiam também para um familiar, para pedir a opinião dele sobre a organização das palavras. Estabeleça um tempo para a realização da atividade e depois envie o texto completo, solicitando que os alunos leiam e revisem as suas atividades, corrigindo possíveis erros.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre o que aprenderam a respeito do uso da vírgula em situação de enumeração e enviem a um colega para ajudá-lo a complementar as suas anotações sobre o assunto.

Convite às famílias
Sugira que os alunos compartilhem o texto sobre o mascote da copa do mundo com os familiares, e proponha que pesquisem juntos quais foram os mascotes da copa do mundo.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_06ATS03

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas