13768
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre o emprego da vírgula

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Fichas com palavras para a dinâmica do agrupamento, texto impresso O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia?, um caderno pequeno de anotações para ser o Diário da classe.

Dificuldades antecipadas: Inconsistência ao escolher as palavras das enumerações; pontuar as enumerações corretamente.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Texto O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia? Fonte: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/. Acesso em 17/08/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Verifique qual o conhecimento acerca do uso da vírgula em enumerações - estabeleça as relações necessárias a partir das respostas;
  • Qual conteúdo gramatical podemos relacionar à pausa?
  • O que se recordam sobre o uso desse sinal?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Disponha as carteiras/cadeiras em círculo e um espaço central disponível para a movimentação dos alunos.
  • Distribua para todos os alunos fichas feitas de papel com as seguintes palavras: uva, blusa, pula-corda, Branca de Neve, lápis, Pinóquio, melancia, camiseta, amarelinha, Cinderela, bloquinho de papel, bruxa, laranja, meia, futebol, O patinho feio, apontador, príncipe, melão, saia, empinar pipa, os três porquinhos, régua, rainha má.
  • Peça aos alunos que interajam com os colegas para verificarem as palavras que receberam e se elas teriam relação de sentido com a deles para formarem os grupos. Alertá-los no sentido de observarem as características dos nomes escritos, em cada ficha, para facilitar o agrupamento.
  • Encaminhe os alunos a circularem no centro da sala e se organizarem por grupos de palavras que possuem uma relação de sentido entre elas.
  • Ao formarem os grupos, socialize a forma como se organizou cada equipe.
  • Escreva no quadro as palavras, e peça que o grupo dê um título. Escreva o título acima da lista de palavras em uma tabela. Lembre os alunos de que o título deve estar relacionado com as características que os une, estabelecendo uma relação de sentido.
  • Encaminhe os alunos às carteiras e permanecendo em grupo, oriente-os para que elaborem uma situação real que se faça uso de todas as palavras da sua lista, em forma de enumeração.
  • Socialize as situações oralmente.
  • Proceda aos questionamentos:
  • Na fala, utilizamos que estratégia para organizar as palavras da lista (enumerações)?
  • No entanto, para escrever essa situação, precisaríamos informar o leitor de que estamos tratando de elementos do mesmo grupo semântico. Como sinalizar para que essa informação fique clara?
  • Quem pode resumir o que aprendemos até agora?

OBS. Nessa dinâmica, os alunos poderão ter dificuldades em diferenciar os contos que têm nomes dos personagens como título. Converse sobre as diversas possibilidades que a língua nos oferece. Exemplo: Cinderela pode estar no agrupamento das personagens como também do título. Problematize durante a socialização.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Siga as orientações do slide 3.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para que, individualmente, revisem o conhecimento adquirido resolvendo a questão a ser apresentada: O texto foi escrito para sanar as dúvidas dos torcedores da copa 2018, visando incitar a curiosidade a respeito do mascote da Copa 2018.
  • Ouça as hipóteses e converse sobre o assunto dos textos de curiosidades, como por exemplo, o formato do título ser, geralmente, em forma de pergunta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Nesse slide, reforçe o agrupamento por características comuns aliado às informações do texto. É importante que o texto fique de acordo com o original, pois não poderá comprometer as informações da pesquisa. Assim, não há outras alternativas de resolução.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após a resolução do exercício, oriente que alguns alunos leiam o texto em voz alta e apresentem suas escolhas lexicais. Intervenha, caso necessário.
  • Sugira a criação de um “Diário da classe” - um caderno que circula a cada término de conteúdo. O aluno escolhido leva e escreve suas impressões sobre a aula, o que aconteceu, as dificuldades e o que aprendeu. No ano ou encontro seguinte, ele poderá ser convidado a ler para todos, como se fosse uma “ata” pedagógica. Essa prática possibilita criar uma relação com o conteúdo a ser ministrado ou concluir um ciclo de estudos. No término do ano letivo, o caderno é sorteado ou fica na biblioteca e serve como memorial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Fichas com palavras para a dinâmica do agrupamento, texto impresso O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia?, um caderno pequeno de anotações para ser o Diário da classe.

Dificuldades antecipadas: Inconsistência ao escolher as palavras das enumerações; pontuar as enumerações corretamente.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Texto O que você sabe sobre o mascote da copa da Rússia? Fonte: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/. Acesso em 17/08/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Verifique qual o conhecimento acerca do uso da vírgula em enumerações - estabeleça as relações necessárias a partir das respostas;
  • Qual conteúdo gramatical podemos relacionar à pausa?
  • O que se recordam sobre o uso desse sinal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

  • Disponha as carteiras/cadeiras em círculo e um espaço central disponível para a movimentação dos alunos.
  • Distribua para todos os alunos fichas feitas de papel com as seguintes palavras: uva, blusa, pula-corda, Branca de Neve, lápis, Pinóquio, melancia, camiseta, amarelinha, Cinderela, bloquinho de papel, bruxa, laranja, meia, futebol, O patinho feio, apontador, príncipe, melão, saia, empinar pipa, os três porquinhos, régua, rainha má.
  • Peça aos alunos que interajam com os colegas para verificarem as palavras que receberam e se elas teriam relação de sentido com a deles para formarem os grupos. Alertá-los no sentido de observarem as características dos nomes escritos, em cada ficha, para facilitar o agrupamento.
  • Encaminhe os alunos a circularem no centro da sala e se organizarem por grupos de palavras que possuem uma relação de sentido entre elas.
  • Ao formarem os grupos, socialize a forma como se organizou cada equipe.
  • Escreva no quadro as palavras, e peça que o grupo dê um título. Escreva o título acima da lista de palavras em uma tabela. Lembre os alunos de que o título deve estar relacionado com as características que os une, estabelecendo uma relação de sentido.
  • Encaminhe os alunos às carteiras e permanecendo em grupo, oriente-os para que elaborem uma situação real que se faça uso de todas as palavras da sua lista, em forma de enumeração.
  • Socialize as situações oralmente.
  • Proceda aos questionamentos:
  • Na fala, utilizamos que estratégia para organizar as palavras da lista (enumerações)?
  • No entanto, para escrever essa situação, precisaríamos informar o leitor de que estamos tratando de elementos do mesmo grupo semântico. Como sinalizar para que essa informação fique clara?
  • Quem pode resumir o que aprendemos até agora?

OBS. Nessa dinâmica, os alunos poderão ter dificuldades em diferenciar os contos que têm nomes dos personagens como título. Converse sobre as diversas possibilidades que a língua nos oferece. Exemplo: Cinderela pode estar no agrupamento das personagens como também do título. Problematize durante a socialização.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Siga as orientações do slide 3.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos para que, individualmente, revisem o conhecimento adquirido resolvendo a questão a ser apresentada: O texto foi escrito para sanar as dúvidas dos torcedores da copa 2018, visando incitar a curiosidade a respeito do mascote da Copa 2018.
  • Ouça as hipóteses e converse sobre o assunto dos textos de curiosidades, como por exemplo, o formato do título ser, geralmente, em forma de pergunta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Alerte os alunos de que foram apagadas (proporcionalmente) algumas enumerações. O desafio é completar as lacunas escolhendo as palavras do banco de questões que completam o sentido por elas apresentados.
  • Informe-os de que muitas palavras em português têm sua origem no latim - hoje o latim é uma língua que não é mais falada (língua morta), porém de grande importância no sentido de ter dado origem às língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola (as chamadas línguas neolatinas): [...] nome científico Canis lupus, formado por duas palavras em latim que significam “cão” e “lobo”.
  • Distribua o texto com lacunas junto com o banco de questões. Deixe à disposição dicionários para a ampliação do vocabulário.
  • Circule pela sala para que as intervenções individuais sejam feitas.

Materiais complementares: Para a leitura do texto, busque em: http://chc.org.br/artigo/zabivaka/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Nesse slide, reforçe o agrupamento por características comuns aliado às informações do texto. É importante que o texto fique de acordo com o original, pois não poderá comprometer as informações da pesquisa. Assim, não há outras alternativas de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após a resolução do exercício, oriente que alguns alunos leiam o texto em voz alta e apresentem suas escolhas lexicais. Intervenha, caso necessário.
  • Sugira a criação de um “Diário da classe” - um caderno que circula a cada término de conteúdo. O aluno escolhido leva e escreve suas impressões sobre a aula, o que aconteceu, as dificuldades e o que aprendeu. No ano ou encontro seguinte, ele poderá ser convidado a ler para todos, como se fosse uma “ata” pedagógica. Essa prática possibilita criar uma relação com o conteúdo a ser ministrado ou concluir um ciclo de estudos. No término do ano letivo, o caderno é sorteado ou fica na biblioteca e serve como memorial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano